Fotos da década de 1970 revelam uma Florianópolis bem diferente da atual. Há mais ou menos 50 anos, o verão na capital catarinense tinha trajes vintage, kombis e fuscas estacionados na faixa de areia e muita diversão nas praias do Continente.
Continua depois da publicidade
A praia da Joaquina, no Leste da Ilha, já era um dos pontos mais movimentados. Fotos do acervo do fotógrafo Waldemar Anacleto (digitalizado pela UFSC) mostram carros e kombis estacionados na faixa de areia. Também é possível ver jovens curtindo o sol nas pedras da Ponta do Retiro.
No Norte da Ilha, a partir da década de 1980, Canasvieiras se consolidou como destino dos argentinos, atraídos pelo mar calmo, pelas águas mais quentes e pela proximidade com o país vizinho. O movimento ajudou a transformar o bairro em um dos principais polos turísticos de Florianópolis, com mudanças visíveis na paisagem e na dinâmica do verão.
Enquanto isso, na região continental, Coqueiros vivia o auge como balneário dos moradores da capital. Na década de 1970, praias como Saudade, Meio e Itaguaçu ficavam lotadas nos fins de semana. Com o avanço da urbanização e a poluição da Baía Norte, o hábito de banho de mar foi sendo abandonado, restando às fotos a memória desse tempo.
Veja fotos do verão na década de 1970 em Florianópolis
Continua depois da publicidade
Como os hábitos de veraneio mudaram em SC
Nas últimas décadas, os hábitos de veraneio em Santa Catarina passaram por transformações. Fotos do século passado mostram como as praias catarinenses evoluíram de pacatos vilarejos de pescadores, na década de 1930, a núcleos turísticos, já por volta de 1980.
No início do século, as praias catarinenses eram frequentadas majoritariamente pelas comunidades locais. Fotos feitas pela baronesa Edla von Wangheim na década de 1930 mostram, por exemplo, a mulher de um pescador estendendo redes em meio à praia de Canasvieiras, em Florianópolis. Também é possível ver carros de boi circulando pela praia.
Ao longo do tempo, o desenvolvimento da infraestrutura e da rede rodoviária facilitou o deslocamento para as praias. Além disso, com o crescimento da classe média ao longo do século 20, em todo o Brasil, mais pessoas passaram a ter acesso a viagens de lazer. Isso se refletiu na intensificação das atividades de lazer na praia — hoje, os banhistas podem desfrutar de comércio, restaurantes e passeios, por exemplo.
Veja fotos do século passado
Continua depois da publicidade


















