Um dos principais destinos envolvendo esportes e natureza em todo o Brasil, Florianópolis também é um oásis para os amantes de bicicletas e trilhas sobre as duas rodas. Neste 19 de agosto, Dia Nacional do Ciclista, o NSC Total, montou uma galeria de fotos e a lista com os principais destinos para os trilheiros se aventurarem na Ilha de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Entre esses destinos estão alguns considerados de nível fácil, outros intermediário e, claro, aquelas trilhas para os mais experientes nas bikes. Tudo isso em meio à natureza e, em alguns casos, com uma vista de tirar o fôlego.
Veja galeria de fotos das principais trilhas de Floripa
Continua depois da publicidade
Trilha da Antena
Uma das trilhas mais clássicas de mountain bike em Florianópolis e um dos pontos mais altos da cidade, com 400 metros de altura, a trilha da Antena está localizada no Parque Municipal do Maciço da Costeira.
Conheça as 8 trilhas de SC que receberam prêmio internacional
Com um pedal prazeroso na natureza de aproximadamente quatro quilômetros, esta trilha é considerada de nível intermediário e indicada para bikers com bom preparo físico, uma vez que a subida é longa e com trechos de alto aclive. No entanto, o visual do topo do morro é compensador.
Além disso, a trilha da Antena da acesso a outras trilhas, como a do Berne, a do Maciço e do Colinas.
Trilha do Berne
Considerada por muitos como a melhor descida da ilha, com vários drops e alguns saltos, a trilha do Berne é um longo trecho de descida que vai desde o topo do morro até o Poção, no Córrego Grande.
Continua depois da publicidade
Ciclismo, trilha e caminhada: dicas para realizar de forma saudável
Com acesso pela trilha da Antena, o caminho do Berne mistura trechos de pilotagem simples com alguns trechos mais técnicos, exigindo muito freio e força no braço. A inclinação favorável para alta velocidade também exige que o ciclista respeite seus limites e use os equipamentos de proteção adequados.
Trilha do Maciço
Também no Parque do Maciço da Costeira, uma das maiores unidades de conservação da Ilha de Santa Catarina, a trilha do Maciço conecta a Antena com o complexo do Colinas, passando pela crista do morro.
Globo Repórter mostra detalhes das rotas encantadoras de Santa Catarina
É um caminho histórico e tombado por lei municipal, além de ser uma trilha mais “selvagem”, de acesso bastante seletivo e que muitas vezes quase não se vê o caminho, por conta da altura e densidade da vegetação. Exige preparo, técnica, bicicleta, e um pouco de coragem.
Trilhas Colinas “Bike Park”
Localizada no Itacorubi, com acesso no início do Morro da Lagoa, a trilha do Colinas na verdade faz parte de um complexo de três trilhas complementares e bastante distintas: a própria Colinas, o Descampado e o Paredão.
Continua depois da publicidade
Trilhas da Grande Florianópolis que passam pela Mata Atlântica são restauradas; confira
O Descampado é a trilha de subida até o alto do morro, e exige muito fôlego assim como um tanto de técnica. Em alguns trechos é bem atravancada com obstáculos, mas em outros é uma trilha simples no meio de uma vegetação baixa. A recompensa é chegar no topo cercado de áreas verdes, onde nem parece que se está em Florianópolis.
Exigindo um certo nível técnico, o Colinas é a descida principal do complexo. Tem trechos bastante velozes intercalados com trechos mais técnicos. Diversão garantida para quem acabou de subir aquilo tudo (Descampado).
Santa Catarina será palco de prova internacional de ciclismo inédita neste ano
O Paredão é a alternativa à descida do Colinas. É uma trilha pesada, indicada apenas para quem está em um nível avançado de mountain bike. Tem trechos muito íngremes, incluindo algumas paredes de pedra, e raízes e pedras pra todo lado.
Trilha do Travessão
Ligando o Morro da Lagoa ao Saco Grande, é uma trilha bastante clássica. Tem dois mirantes, sendo um deles a antiga rampa de parapente e outro uma pedra a cerca de 500 metros de altura, de onde se vê todo o Leste da Ilha.
Continua depois da publicidade
9 dicas para pedalar à noite com segurança
É um caminho com trechos mais técnicos e que exigem bastante do preparo físico, por causa da enorme quantidade de subida. Também é uma trilha selvagem e isolada, indicada apenas para aventureiros.
Trilha do JP e Trilha do Abacaxi
Localizada no morro do bairro João Paulo (por isso o nome), a trilha do JP é uma das mais frequentadas e divertidas da cidade, descrita frequentemente como “flow trail”.
Estruturada em 2 loops complementares, possui uma diversidade técnica excelente para agradar tanto quem só busca diversão quanto também atletas em treinamento de mountain bike. Exige uma boa habilidade e preparo físico do ciclista.
Floripa no inverno: Cinco trilhas para percorrer durante a estação mais fria
No entanto, no mesmo local, tem também opção para iniciantes e crianças. A trilha do Abacaxi é bem mais acessível, com um circuito de extensão relativamente curto e que permite trabalhar muitas habilidades para enfrentar outras trilhas mais exigentes.
Continua depois da publicidade
Trilha do Parque da Luz
Desenvolvida com o propósito de ser uma primeira experiência em trilhas para quem nunca se aventurou com a bicicleta, o caminho do Parque da Luz é bem acessível para iniciantes e crianças.
Sociedade e poder público se unem para fortalecer uso da bicicleta na capital catarinense
Apesar disso, possui uma boa variedade de situações, mesmo em uma área relativamente pequena. Suas elevações e curvas são suaves, divertidas e possibilitam uma grande liberdade criativa.
O local também vem recebendo sinalização e melhorias constantes dos responsáveis pela trilha.
*Sob supervisão de Éder Kurz.
Leia também
10 curiosidades sobre o uso da bicicleta
Trilha do Saquinho: quanto tempo e tudo sobre o local em Florianópolis
Rolê de quebrada: jovens de periferia organizam encontros de bicicleta em Joinville