Após assinar o protocolo de intenção, Joinville ganha sua sétima cidade-irmã na quarta-feira (6). Lucca, localizada na região da Toscana, na Itália, é uma cidade de 90 mil habitantes que possui fortes traços econômicos e culturais. Além disso, também possui vínculo no desenvolvimento industrial da maior cidade do Estado.
Continua depois da publicidade
A intenção do acordo “Sisters Cities International” é fortalecer laços globais entre as cidades que possuem características em comum, como economia, tamanho da população ou laços históricos.
Assim como Joinville, Lucca também tem um festival de dança. O Dance Meeting acontece anualmente e movimenta o turismo na região. Do ponto de vista econômico, Lucca e sua província possuem 38 mil empresas, com destaque para as indústrias de papel e construção civil. Além disso, é sede da empresa Fabio Perini, fundada há mais de 60 anos, e líder como fornecedora de máquinas em nível internacional.
Como é a cidade
Lucca é reconhecida no turismo ao fazer parte do clássico itinerário toscano. Com muralhas da cidade medieval ainda de pé, o mosteiro Duomo di San Martino e o anfiteatro romano, a cidade italiana atrai turistas que buscam atividades ao ar livre, combinando história e diversão.
Além disso, o turismo local oferece diversas experiências de degustação de vinho e passeios guiados de bicicleta, que passam pelos vinhedos, museus e parques.
Continua depois da publicidade
FOTOS: Conheça a Joinville-le-Pont, a irmã francesa da maior cidade de SC
Oficialização da irmandade entre Lucca e Joinville
Na quarta-feira, às 17h, no auditório do Ágora Tech Park, localizado no Perini Business Park, a prefeitura de Joinville e o município italiano de Lucca firmam acordo por meio do Programa Cidades-Irmãs.
Durante a cerimônia, o prefeito Adriano Silva, a vice-prefeita Rejane Gambin, e o prefeito de Lucca, Mario Pardini, assinam o Protocolo de Intenções de Cidades-Irmãs, que representa o início do “gemellaggio”, ou seja, a relação de irmandade entre as duas cidades.
Reconhecimento de empresário pela contribuição com o desenvolvimento de Joinville
Além de oficializar o vínculo com Lucca, Joinville também homenageia o empresário Fabio Perini, nascido na cidade italiana, com a Medalha do Mérito Princesa Dona Francisca, a maior honraria concedida pelo município a pessoas ou entidades que engrandecem o nome de Joinville em diversas áreas.
Atualmente aos 85 anos, o italiano iniciou sua trajetória como inventor aos 17 anos, ao criar uma máquina para ajustar feltros de equipamentos papeleiros a partir do câmbio de uma motocicleta Vespa. O homenageado é responsável por cerca de cem patentes e transformou a cidade de Lucca na capital mundial do papel tissue.
Continua depois da publicidade
Em Joinville, o empreendedorismo de Perini resultou na inauguração, em 2021, do maior parque empresarial multissetorial da América do Sul, o Perini Business Park. O local abriga mais de 300 empresas nacionais e internacionais, de 15 nacionalidades.
Programa Cidades-Irmãs
A principal finalidade do acordo é promover ações que busquem conectar e divulgar o município joinvilense a diversas cidades, regiões e países, proporcionando oportunidades de integração e intercâmbio educacional, cultural e econômico.
Até o momento, as seis Cidades Irmãs de Joinville são Schaffhausen, na Suíça; Chesapeake, nos Estados Unidos; Joinville-le-Pont, na França; Spišská Nová Ves, na Eslováquia; Langenhagen, na Alemanha; e Zhengzhou, na China.
*Sob supervisão de Leandro Ferreira
Leia também
Joinville se torna Capital Nacional dos Bombeiros Voluntários
Joinville ganha nova opção de voo para São Paulo com capacidade para mais de 180 passageiros
 
				 
                                     
                            
                            







