Após aprovação pela Comissão de Segurança Pública (CSP), uma lei federal concedeu o título de Capital Nacional dos Bombeiros Voluntários a Joinville, cidade do Norte catarinense. O texto foi assinado pelo presidente presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nessa segunda-feira (4).
Continua depois da publicidade
Criada em 13 de julho de 1892, a corporação joinvilense é a mais antiga do país. O fato foi usado como justificativa na criação da PL 1.588/2022, de autoria do deputado federal Rodrigo Coelho (Podemos).
“É, portanto, com o intuito de reconhecer a importância desse modelo, que utiliza o voluntariado como meio de exercer plenamente a cidadania, que se propõe conceder à cidade de Joinville, no Estado de Santa Catarina, o título de ‘Capital Nacional dos Bombeiros Voluntários’”, diz o texto.
Após passar pela aprovação da Comissão, a Lei nº 15.186/25 foi sancionada pelo presidente da república e publicada nessa segunda-feira (4), concedendo o título de Capital Nacional dos Bombeiros Voluntários para o maior município de Santa Catarina.
Ainda durante a comissão, o senador Esperidião Amin (PP) havia destacado que a criação da corporação partiu da própria comunidade joinvilense, formada majoritariamente por imigrantes alemães, segundo a Agência Senado.
Continua depois da publicidade
*Sob supervisão de Leandro Ferreira
Leia também
Joinville ganha nova opção de voo para São Paulo com capacidade para mais de 180 passageiros
Quantos empregos foram criados em Joinville no primeiro semestre do ano




