Um projeto de lei (PL) que concede a Joinville, maior cidade de Santa Catarina, o título de Capital Nacional dos Bombeiros Voluntários foi aprovado pela Comissão de Segurança Pública (CSP) nesta terça-feira (8).
Continua depois da publicidade
O PL 1.588/2022 é de autoria do deputado federal Rodrigo Coelho (Podemos). Em sua justificativa, o parlamentar detalhou que a primeira corporação de bombeiros voluntários do Brasil foi criada em Joinville, em 13 de julho de 1892.
Projeto segue para sanção presidencial
“É, portanto, com o intuito de reconhecer a importância desse modelo, que utiliza o voluntariado como meio de exercer plenamente a cidadania, que se propõe conceder à cidade de Joinville, no Estado de Santa Catarina, o título de ‘Capital Nacional dos Bombeiros Voluntários'”, diz o texto.
O PL foi relatado, favoravelmente, pelo senador Esperidião Amin (PP). Durante a comissão, Amin ainda destacou que a criação da corporação partiu da própria comunidade joinvilense, formada majoritariamente por imigrantes alemães, segundo a Agência Senado.
O texto agora segue agora para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que terá um prazo de 15 dias úteis para sancionar ou vetar o projeto.
Continua depois da publicidade
Leia também
Quanto já foi feito na construção da Ponte de Guaratuba
Presidente do Senado afirma que promulgará aumento de deputados se Lula não sancionar lei
Ele fundou a primeira empresa aos 17 anos e hoje lidera multinacional bilionária de SC




