O novo balanço sobre o andamento das obras de construção da Ponte de Guaratuba, divulgado nesta terça-feira pelo governo do Paraná, indica a execução de 65% dos trabalhos previstos, em andamento dentro do cronograma. Até agora, foram concretadas 54 das 64 estacas da estrutura. A ponte no litoral paranaense entre as cidades de Guaratuba e Matinhos tem 1.244 metros de extensão e deve ser concluída até abril de 2026.

Continua depois da publicidade

Confira imagens das obras

Uma das etapas com avanço na estrutura é o segmento estaiado, que contará com torres de grande porte com estaios (cabos) para sustentação entre as pistas. As vigas longarinas pré-moldadas continuam em fabricação e instalação, com 105 peças fabricadas e 88 lançadas nas travessas. Na etapa seguinte, as travessas recebem as lajes, que, por sua vez, passam por concretagem. A fase final é a cobertura com revestimento da pavimentação, por onde passarão os veículos.

Os acessos à ponte estão em obras, com 940 metros do lado de Guaratuba, e 880 metros em Matinhos. Neste momento, são 650 trabalhadores nos canteiros de obras. O investimento na construção está estimado em R$ 400 milhões. A ponte de 1,2 mil metros de extensão terá quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança e calçadas com ciclovia.

Joinville terá nova campanha do voto regional; emendas serão “mote”

Em sexto no País em trabalhadores na indústria, cidade de SC tem área de expansão para setor

Continua depois da publicidade

Duplicação de via industrial em SC será fatiada novamente

Construção de ponte “curva” em SC, com 180 metros, vai começar

Contratação de dragagem de mais de R$ 300 milhões para acesso a portos em SC está na fase final

Cidade que mais cresce em SC lança concurso público

Maior colégio eleitoral de SC tem “redução” de 18 mil eleitores