O cancelamento de títulos eleitorais “reduziu” o colégio de votantes de Joinville em mais de 18 mil pessoas. Em Santa Catarina, conforme divulgado pela Justiça Eleitoral no início do mês passado, foram 189 mil eleitores que tiveram o título cancelado. A regularização pode ser feita até o dia 6 de maio de 2026, providência que deixará os eleitores aptos a votar nas eleições de outubro de 2026.

Continua depois da publicidade

A medida foi tomada porque os eleitores não votaram, não justificaram a ausência e nem pagaram as multas devido às faltas nas últimas três eleições consecutivas. A atualização cadastral é realizada em anos nos quais não são realizadas eleições – mas não foi feita em 2021 e 2023 por causa da pandemia. É possível consultar a situação eleitoral pelo site do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina.

Em Joinville, o cancelamento do título atingiu 18.165 eleitores. O número de eleitores faltosos era maior, mas houve regularizações. Na eleição municipal do ano passado em Joinville, definida em primeiro turno, a abstenção foi de 24,7%. A cidade mantém a condição de maior colégio eleitoral de Santa Catarina, com 421,8 mil pessoas aptas ao voto, em número já atualizado com os cancelamentos. Florianópolis ocupa a segunda colocação no ranking estadual, com 400,4 mil eleitores.

Porto de SC prepara concessão de terminal graneleiro e novo berço de atracação

Avanço portuário na Babitonga, em SC, terá de contar com ampliação de acessos

Continua depois da publicidade

Complexo que abrigou maior cervejaria de SC, à época, terá laudo estrutural

Construção da Ponte de Guaratuba tem turno à noite; quais as obras no período

Joinville tem “estreia” de prédio mais alto, com 30 andares

Nova faixa em rodovia em SC, com 1,4 km, será bancada por porto

Custo para construção de ponte em obras em SC chega a R$ 314 milhões