Novas concessões estão entre os principais investimentos previstos para o Porto de São Francisco do Sul a médio e longo prazos, além das obras e serviços a serem bancados com recursos próprios. Os arrendamentos do terminal graneleiro, atualmente com gestão da SCPar Porto de São Francisco do Sul, e de novo berço de atracação, estão em etapas de preparação, com previsão de injeção de recursos. Outro investimento de grande porte, a dragagem do canal externo de acesso aos portos da baía da Babitonga, está em fase final de licitação – a estimativa de custo passa de R$ 300 milhões. O porto movimentou 17 milhões de toneladas no ano passado. Na semana passada, o porto completou 70 anos.

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Ainda sem data definida para lançamento do certame, o arrendamento do terminal graneleiro, terá receita estimada em quase R$ 2 bilhões ao longo de 25 anos de contrato. A concessão da estrutura de 41 mil metros quadrados, com dois armazéns e esteira usada no carregamento dos navios, vai prever investimentos ao longo do contrato. O arrendamento do terminal de movimentação de granéis como soja e milho passou por consulta pública no ano passado. Ainda falta a etapa de avaliação do edital pelo Tribunal de Contas da União antes do edital ser lançado – o que tem possibilidades de ocorrer em 2026.

Outro investimento de grande porte a médio ou longo prazos em planejamento para o Porto de São Francisco do Sul é a instalação do berço 401. Serão 50 mil metros quadrados de área, incluindo 35 mil m2 a serem construídos sobre o mar. Quem ficar com o arrendamento, constrói a estrutura. O investimento é estimado entre R$ 300 milhões e R$ 350 milhões.

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