O avanço do complexo portuário da baía da Babitonga está reforçando ainda mais a urgência em investimentos em infraestrutura de acessos. Além da ampliação das operações em andamento, São Francisco do Sul e Itapoá terão novos portos, em empreendimentos em diferentes fases de preparação. Há cenários que apontam a possiblidade de a movimentação de cargas mais do que dobrar até 2035, em expansão de 109% em intervalo de uma década. Em maior ou menor escala, o crescimento portuário vai continuar – neste segundo semestre, um novo porto, o Terminal de Granéis de Santa Catarina entra em operação. Em Itapoá, o porto da Coamo Agroindustrial Cooperativa está em fase de licenciamento. São exemplos: há mais terminais previstos.
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O maior desafio é o rodoviário. A duplicação da BR-280 está com obras paradas no lote 1, o segmento de 36 km de ligação dos portos de São Francisco do Sul com a BR-101. Há previsão de retomada parcial em dois trechos ainda em 2025, mas a conclusão integral vai depender de novo projeto, ainda a ser contratado e com duração de dois anos para a elaboração. Nessa semana, o Porto de São Francisco do Sul confirmou a nova faixa da BR-280, no acesso ao terminal, mas se trata de trecho de mil metros não contemplado na duplicação federal, com impactos na mobilidade local.
Os acessos à região portuária de Itapoá contam com projetos para duplicações nas SC-416 e 417, além da estrada municipal. Há tratativas para inclusão de segmentos no acordo dos royalties com o Paraná, com obras nas vias bancadas pelo governo do Estado vizinho como compensação pelo período em que o repasse para Santa Catarina foi menor. Mas ainda não há previsão de quando as obras vão começar: em agosto, o tema será motivo de audiência de conciliação no Supremo Tribunal Federal.
Rodovias em Itapoá e Garuva têm planos de ampliação
A implantação e ou ampliação dos acessos ferroviários estão mais distantes. Os portos de São Francisco do Sul contam com ferrovia, por onde chegam 20% das cargas. Há projeto em andamento para um novo ramal, de ligação com o complexo portuário de Itajaí e Navegantes, mas não há fonte definida para um investimento estimado em US$ 300 milhões. Os planos para conexão ferroviária de Itapoá são ainda mais preliminares. A melhoria no acesso pelo mar está mais adiantada: como a licitação está na fase final, a dragagem e aprofundamento do canal externo da Babitonga deve começar ainda neste ano, em investimento de mais de R$ 300 milhões para permitir o acesso de cargueiros de até 366 metros de comprimento.
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