A reedição da campanha pelo voto regional está entre as prioridades do segundo mandato do presidente da Associação Empresarial de Joinville (Acij), Guilherme Bertani, empossado em cerimônia na última segunda-feira. O dirigente empresarial antecipa que a campanha deverá ser mais “forte” em 2026. O foco do incentivo ao voto regional será o repasse de recursos dos deputados federais e estaduais por meio de emendas para Joinville e região. As articulações para investimentos em infraestrutura, mobilidade, saúde, segurança e recursos humanos também estão entre as prioridades.

Continua depois da publicidade

Confira imagens da posse da diretoria da Acij

No primeiro mandato de Adriano Silva, entre 2021 e 2024, a prefeitura de Joinville recebeu R$ 152,5 milhões em emendas parlamentares. Há outros repasses de deputados, para entidades. O presidente da Acij aponta as emendas como fonte de recursos para obras, principalmente em infraestrutura, em Joinville. “A cidade precisa desses investimentos”, diz Bertani.

Desde a eleição de 2002, Joinville elege três deputados estaduais por disputa. São seis pleitos consecutivos com esse desempenho, sendo que o eleitorado regional tem mais de 10% do eleitorado do Estado – o que equivaleria a quatro das 40 vagas da Assembleia Legislativa. A atual bancada conta com quatro representantes, mas o quarto integrante foi efetivado durante o mandato, após titular ser eleito para prefeitura no ano passado. Na eleição para deputado federal, foi eleito em 2022 um representante com domicílio eleitoral na cidade.

As campanhas pelo voto regional da Acij incentivam, em etapas iniciais, o alistamento eleitoral e a transferência do título dos eleitores que passaram a morar em Joinville. Na iniciativa de 2022, nas últimas eleições estaduais, com participação de mais entidades empresariais, o incentivo ao voto, com busca de redução das abstenções e votos brancos e nulos, foi um dos motes. As campanhas, iniciadas em 1994, tem como foco o voto em candidatos identificados com demandas de Joinville e região.

Em sexto no País em trabalhadores na indústria, cidade de SC tem área de expansão para setor

Continua depois da publicidade

Duplicação de via industrial em SC será fatiada novamente

Construção de ponte “curva” em SC, com 180 metros, vai começar

Contratação de dragagem de mais de R$ 300 milhões para acesso a portos em SC está na fase final

Cidade que mais cresce em SC lança concurso público

Maior colégio eleitoral de SC tem “redução” de 18 mil eleitores

Porto de SC prepara concessão de terminal graneleiro e novo berço de atracação