Desde jovem ele decidiu que seria empresário. Aos 17 anos, abriu a primeira empresa, uma distribuição de produtos metalúrgicos em Joinville. Dois anos depois, aos 19 anos, recebeu um convite para ser sócio de uma indústria de produtos de metal, a Schulz, hoje uma multinacional que ele preside, que tem 3,7 mil colaboradores e vendas em 70 países. Essa é a síntese da trajetória do industrial Ovandi Rosenstock, que recebeu nesta segunda-feira a mais importante honraria concedida pela Associação Empresarial de Joinville (Acij), o título de Sócio Benemérito.
Continua depois da publicidade
A distinção é para quem presta relevantes serviços ao desenvolvimento econômico e social de Joinville, de Santa Catarina e do Brasil. Ovandi Rosenstock foi o sexto líder joinvilense a receber essa homenagem. Foi antecedido por Wittich Freitag e Baltazar Buschle (in memoriam), Henrique Loyola, Moacir Thomazi e Udo Döhler. A entrega foi durante a posse festiva da nova diretoria da Acij, que tem à frente o empresário Guilherme Bertani.
Veja mais imagens da entrega do título de Sócio Benemérito a Ovandi Rosenstock:
A Schulz SA, tem a matriz e mais uma fábrica em Joinville, uma fábrica na China e unidades comerciais em diversos países, com maior participação nas Américas. Ovandi Rosenstock destaca que ela é líder latino-americana em compressores de ar e a mais premiada fabricante de autopeças para veículos grandes do mundo, em função da qualidade dos produtos. No ano de 2024, a companhia alcançou receita bruta de vendas (faturamento) de R$ 2,4 bilhões.
O empresário conta que atuava com vendas de produtos metalúrgicos quando conheceu Heinz Schulz, que o convidou para ser sócio de uma nova empresa, na qual também seriam sócios dois filhos de Schulz, Gert e Waldir e mais alguns profissionais. Uma parte deixou a sociedade anos depois, enquanto os Schulz e Ovandi Rosenstock continuaram com a empresa.
Continua depois da publicidade
– Nós começamos a Schulz fabricando produtos agrícolas. Em seguida, mudamos para itens metalmecânicos. O primeiro produto foi morsa de bancada e, depois, torno de bancada. Em 1972, começamos a fabricar compressores de ar e, em 1982, já eramos líderes na América Latina. Hoje, temos uma cadeia de distribuição muito grande, 9 mil distribuidores no Brasil e 800 assistentes técnicos. Vendemos compressores de ar para 70 países – revela o cofundador da Schulz.
A Schulz iniciou atividades em Joinville em 1963. A fábrica em Xangai, na China, foi inaugurada em 2017 e produz compressores de ar. Nas unidades brasileiras, a empresa produz compressores e autopeças para grandes veículos, que foram incluídas um pouco depois no mix da indústria.
Feliz com o reconhecimento, o industrial recebeu a homenagem das mãos dos empresários Udo Döhler e Moacir Thomazi, e da neta Louise Rosenstock. Ele foi ao evento acompanhado dos filhos Alexandre Eduardo e Margareth. Também participaram o sócio e presidente do conselho da empresa, Waldir Carlos Schulz e a filha dele Isabella Schulz. Executivos e colaboradores da companhia também acompanharam o evento.
– O meu muito obrigado a todos que estão aqui nesta noite e um agradecimento muito especial à minha base familiar, motivo da minha grande inspiração. Agradeço à minha filha, que aqui representa a minha esposa Mercedes na noite de hoje, que por tantos anos e com muito amor, não é só minha companheira, mas é uma parceira de vida e essa homenagem também é dela. Ao meu filho Alexandre Eduardo, que com competência e ética segue o caminho do empreendedorismo com firmeza e responsabilidade. A minha querida neta Louise que narrou com muita sensibilidade e emoção esse vídeo tão bonito, que ficará marcado na minha memória e no meu coração – afirmou, emocionado, o empresário.
Continua depois da publicidade
– Estendo essa gratidão também àquele que está comigo no dia a dia da empresa, Waldir Carlos Schulz. Foi com o pai dele que nós fundamos a nossa Schultz S.A. Pequenininha, com apenas 26 colaboradores. Crescemos e hoje temos 3.700 pessoas, fábrica na China e estamos presentes em 70 países pelo mundo afora, em todos os continentes – destacou também Ovandi Rosenstock.
O evento foi acompanhado por diversas lideranças catarinenses, entre as quais o governador Jorginho Mello, o senador Esperidião Amin e o presidente da Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc), Elson Otto.
Leia também
Exportações de SC crescem no primeiro semestre, mas sentem impacto do tarifaço dos EUA
Cooperativismo de crédito gera ciclo virtuoso na economia, diz presidente da CredCrea
Como o cooperativismo impulsiona a economia e a qualidade de vida em Santa Catarina
Caixa lançar crédito especial ao setor de moda do país durante a Fenim Fashion em SC










