Uma das novidades da Fenim Fashion 2025 realizada no Expocentro Balneário Camboriú, em Santa Catarina, entre terça e quinta-feira (01 a 03) desta semana, foi o apoio da Caixa, que aproveitou o evento para lançar linhas de crédito especiais ao setor de moda brasileiro para os próximos três meses. Superintendente de Caixa em Florianópolis, Rodrigo Canani, informou no evento que esse apoio é um movimento nacional da instituição pelo fato de o setor de moda ser altamente empregador e ser integrado por milhares de micro e pequenas empresas.

Continua depois da publicidade

– A Caixa decidiu apoiar a Fenim Fashion por duas visões. Primeiro, porque moda é um segmento que emprega muito. E a Caixa, como braço financeiro do governo, prioriza a geração de emprego. E a segunda visão é pelo fato de ter um grande número de micro, pequenas e médias empresas que precisam ser apoiadas financeiramente – explicou Canani.

De acordo com o superintendente, a instituição criou uma estratégia com redução de taxas de juros em algumas linhas de crédito para favorecer negócios do setor. Esses juros menores estarão disponíveis para empresas de confecção e moda de todo o país.

– A Caixa tem taxas especiais por três meses ao setor para capital de giro. São taxas que partem de 1,34% ao mês. E também temos taxa da linha de investimento que parte de 1,46% ao mês pré-fixada. No FGI (Fundo Garantidor de Investimentos do BNDES), a taxa de largada é de 1,57% ao mês. Temos também a linha especial para renovação de frota a pequenas empresas que é de 1,25% ao mês, quase que o custo do funding da Selic – informa o superintendente Canani.

Segundo ele, a Caixa é a instituição financeira que mais opera linhas de crédito pelo Fampe (Fundo de aval do Sebrae) e também pelo Pronampe, uma linha para investimentos de pequenas empresas. Parte dessas linhas especiais ao setor de moda também pode ser acessada na Caixa por empresas de outros setores econômicos.

Continua depois da publicidade

A Caixa é o banco público com menor custo de crédito do mercado. Para acessar, as empresas devem cumprir algumas exigências da instituição, mas os juros são menores.

Leia também

Grupo de SC serve 1 milhão de refeições por dia, tem cifra bilionária e usa mais tecnologias

MED-401 terá hub de inovação em saúde com mais de 20 startups em Florianópolis

“O Complexo Jorge Lacerda é o coração de uma cadeia produtiva”, diz presidente da ABCS

Almeida Junior apresenta projeto residencial bilionário junto ao Continente Shopping

Maior festa alemã das Américas ganha o Oktoberfest Summit, evento econômico paralelo