O Observatório de Culturas e Tendências Antecipadas (Octa Fashion) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) ocorre na próxima quinta-feira (20), a partir das 18h. No desfile, que é considerado uma vitrine das novas gerações que pensam e produzem moda, 45 formandos do curso de Moda apresentam as coleções na Associação Catarinense de Tecnologia e Inovação (Acate) do Passeio Primavera, em Florianópolis.
Continua depois da publicidade
O tema deste ano é “Transitoriedade” e reflete as transformações constantes da moda, dos corpos e da própria sociedade.
A indústria têxtil e da moda é uma das principais forças econômicas de Santa Catarina. Segundo dados do Observatório da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), o setor gera mais empregos do que qualquer outro segmento industrial e reúne o segundo maior número de estabelecimentos do Estado.
Em 2024, a produção têxtil catarinense cresceu 10,3%, somando quase 10 mil empresas em operação. Juntas, elas empregam mais de 170 mil pessoas com carteira assinada e movimentam cerca de R$ 40,3 bilhões em valor bruto por ano.
Desde a criação, o Octa consolidou-se como o maior desfile de moda autoral de Santa Catarina — em 2024, foram 35 criadores, enquanto neste são 45. Mais do que uma mostra de formatura, o projeto é um espaço de pesquisa e experimentação, onde o design se conecta às questões contemporâneas e aos desafios do mercado criativo.
Continua depois da publicidade
As coleções desta edição traduzem as inquietações e os valores de uma geração que repensa o papel da moda, segundo a organização do desfile. As criações exploram materiais sustentáveis e processos de reaproveitamento têxtil, investigam a relação entre moda e religiosidade, propõem modelagens para corpos plus size e buscam expressões agênero. Além disso, há muitas coleções que fazem o uso de técnicas manuais como crochê, tricot e bordado. (veja fotos abaixo)
Ainda de acordo com a organização do Octa 2025, cada proposta reflete o olhar de jovens designers que entendem o vestir como uma forma de diálogo com o tempo presente, marcada por diversidade, consciência ambiental e inclusão.
Veja fotos exclusivas das coleções
“Novos diálogos”
Pela primeira vez, o evento será realizado no Impact Hub Acate, aproximando o campo da moda do ecossistema de inovação.
Continua depois da publicidade
— Foi uma surpresa como aluna ver o Octa Fashion sendo reinventado, conectando a moda com espaços de inovação e tecnologia. Enquanto organizamos o evento, percebi que a moda catarinense está abrindo novos diálogos e que a Udesc está investindo no futuro e no caminho certo — comenta a estudante Isabela Caprario, integrante da equipe organizadora.
O primeiro desfile de formandos do curso de Moda da Udesc foi realizado em 2000. Em 2011, o projeto evoluiu e deu origem ao Octa, transformando a passarela em uma plataforma de diálogo entre academia, mercado e sociedade.
Atualmente, o evento reafirma sua vocação como observatório de tendências e espaço de experimentação criativa, onde inovação, sustentabilidade e diversidade compõem o tecido que projeta o futuro da moda catarinense.
*Sob supervisão de Luana Amorim















