A chuva que atingiu Rio das Antas, no Meio-Oeste de Santa Catarina, causou uma enxurrada que destruiu estradas, propriedades e deixou famílias desabrigadas na noite desta segunda-feira (4). O fenômeno ocorreu quase uma semana depois do município registrar um tornado que causou destelhamentos e destruiu parte de um galpão  na comunidade de Salto Rio das Pedras.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, a chuva caiu por volta das 20h20min. Em 12 horas, choveu 100 milímetros no município. Na Linha Glória, o rio tomou conta de pontes, ruas e casas. Em ao menos 12 imóveis, famílias foram encontradas ilhadas. Um trator da prefeitura foi utilizado para o resgate.

Fenômeno que arrancou árvores no Meio-Oeste de SC é classificado como microexplosão

Também houve alagamentos na rua Santa Helena, no distrito de Ipomeia. No local, três casas estavam com risco de desabamento. Os moradores foram retirados dos imóveis e ficaram sob os cuidados da Defesa Civil municipal. Estragos foram registrados, ainda, na Linha Rio Preto.

Continua depois da publicidade

Um vídeo, divulgado nas redes sociais, mostra o momento que a água da chuva invade o galpão de uma propriedade.

Confira o vídeo

Segundo a prefeitura, seis famílias estão desalojadas. Equipes de várias secretarias fazem o mapeamento dos estragos, além da desobstrução de acessos bloqueados.

Em 28 de novembro, a cidade já tinha sido castigada por um tornado que  causou danos na comunidade de Salto Rio das Pedras, com destelhamentos e a destruição parcial de um galpão. O fenômeno formou um “funil”, que ajudou os profissionais a confirmar a ocorrência.

Veja fotos do estragos

Continua depois da publicidade

Leia também

Defesa Civil confirma sexto tornado em novembro em Santa Catarina

Reportagens especiais do NSC Total explicam por que SC lida com tantos extremos do clima

Enxurradas causam mortes e prejuízos em SC e se tornam maior desafio às cidades

Destaques do NSC Total