Mesmo sem o brilho do sol nos últimos dias, a paisagem cinzenta de Blumenau ganhou cor com a florada de ipês-amarelos que se espalha pela cidade. Em meio às construções, as árvores chamam atenção por transformar pontos que seriam comuns aos olhos dos moradores em verdadeiras paisagens. Não importa se são vistas do alto ou do chão, o espetáculo das flores encanta qualquer um que repara nelas na correria do dia a dia.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

O fenômeno ocorre antes mesmo da chegada da primavera, que só tem início no sábado (23). Para essa “pressa”, no entanto, há uma explicação. Conforme conta o professor de Botânica da Furb, André Gasper, se trata de uma resposta das plantas às mudanças climáticas.

Por causa das temperaturas mais altas que o normal e outros extremos, as árvores também ficam estressadas, o que acaba ativando hormônios que induzem o florescimento. Enquanto isso, porém, elas causam efeito contrário em quem passa pelas ruas de Blumenau, já que é ali, na beleza das flores, que é possível encontrar um “respiro” para a agitação da rotina, assim como mostram os registros do repórter fotográfico Patrick Rodrigues.

Veja fotos dos ipês-amarelos de Blumenau

Continua depois da publicidade

Leia também:

Chocolate catarinense na lista dos melhores do mundo custa menos de R$ 20

Quanto vai custar o chope na Oktoberfest Blumenau 2023

Destaques do NSC Total