Acidente fez com que equipamentos e procedimentos evoluíssem (Foto: Ezequiel dos Passos (in memoriam), Arquivo)
A explosão que causou a morte de 31 mineiros em Urussanga, no Sul de Santa Catarina, completa 40 anos nesta terça-feira (10). O acidente aconteceu por volta das 5h20, no Painel 6 da Mina Santana, em 10 de setembro de 1984.
Acúmulo de gás no subsolo, combinado com a presença de dinamites prontas, foi apontado como causa da explosão. À época, o fato acendeu um alerta para falhas de segurança e fez com que muitos procedimentos e equipamentos evoluíssem.
Mesmo após quatro décadas, a tragédia permanece viva na memória dos catarinenses, especialmente de familiares e amigos das vítimas. A lembrança aparece em forma de homenagens, memorial e fotografias.
O fotojornalista Ezequiel dos Passos, falecido em 1990, foi um dos profissionais que acompanhou de perto os desdobramentos da explosão. O seu trabalho, publicado no Jornal O Estado, mostra a dor e a agonia de quem presenciou uma das maiores tragédias da mineração brasileira.
Continua depois da publicidade
Veja fotos da tragédia da Mina Santana há 40 anos
Explosão que causou a morte de 31 mineiros em Urussanga completa 40 anos (Foto: Ezequiel dos Passos (in memoriam), Arquivo)
Fotojornalista Ezequiel dos Passos, falecido em 1990, acompanhou de perto os desdobramentos da explosão Foto: Ezequiel dos Passos (in memoriam), Arquivo)
Tragédia permanece viva na memória de familiares e amigos das vítimas (Foto: Ezequiel dos Passos (in memoriam), Arquivo)
Acúmulo de gás no subsolo e a presença de dinamites prontas causaram a explosão (Foto: Ezequiel dos Passos (in memoriam), Arquivo)
Acidente aconteceu por volta das 5h20 em 10 de setembro de 1984 (Foto: Ezequiel dos Passos (in memoriam), Arquivo)
Jornal O Estado mostrou a dor e a agonia de quem presenciou a tragédia (Foto: Ezequiel dos Passos (in memoriam), Arquivo)
O fato acendeu um alerta para falhas de segurança (Foto: Ezequiel dos Passos (in memoriam), Arquivo)
Acidente deixou 31 mortos no Painel 6 da Mina Santana, em Urussanga (Foto: Ezequiel dos Passos (in memoriam), Arquivo)
Nesta terça faz 4 décadas de uma das maiores tragédias da mineração brasileira (Foto: Ezequiel dos Passos (in memoriam), Arquivo)
Acidente fez com que equipamentos e procedimentos evoluíssem (Foto: Ezequiel dos Passos (in memoriam), Arquivo)
A tragédia da Mina Santana ocorreu há 40 anos (Foto: Ezequiel dos Passos (in memoriam), Arquivo)