Com 134 anos de construção, o Farol de Santa Marta chama a atenção de quem visita Laguna, no Sul de Santa Catarina, seja pela estrutura ou pela vista privilegiada. Segundo a Marinha do Brasil essa é a maior estrutura construída com óleo de baleia no mundo. O local foi criado para permitir uma navegação mais segura em alto mar. 

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O radiofarol é composto de pedra, areia, barro e óleo de baleia-franca, reunindo um conjunto de construções: torre de 29 metros, Estação Rádio, quatro residências acopladas ao corpo do farol, três residências independentes e uma construção onde ficam os geradores de emergência. Construída pela companhia francesa Barbier, a obra se iniciou em 1890 e foi concluída no ano seguinte, mais precisamente em 11 de junho de 1891. 

Com vista encantadora, Farol de Santa Marta tem último final de semana de visitação em junho

Ainda entre os anos de 1960 e 1970, a população do farol era resumida a faroleiros e poucos pescadores. Atualmente, o local concentra diversos moradores, que vivem principalmente da cultura da pesca. Além do Farol e a Capela localizada ao lado, próximo a Prainha podem ser encontrados sambaquis e sítios arqueológicos que foram utilizados por populações pré-históricas como depósito de resíduos. 

Fotos do Farol de Santa Marta no século passado

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Um dos maiores faróis da América Latina

No topo de um morro, num pequeno promontório, a cerca de 45 metros acima do nível do mar, está localizado o farol, que também é reconhecido como um dos maiores da América Latina. Com 29 metros de altura, a estrutura é uma das mais potentes do Brasil em alcance, servindo como guia para navios que passam pela região.

À noite com céu limpo, o alcance luminoso chega a 46 milhas náuticas ou 85,1 quilômetros. Já o alcance geográfico, visível durante o dia com céu claro, é de 22 milhas náuticas, o que dá 40,7 quilômetros.

O sistema luminoso é constituído por uma lanterna que mede três metros de altura e 2,66 metros de diâmetro. Para chegar ao aparelho, é preciso subir mais de 140 degraus de escada em espiral.

As lendas e os perigos do local

Devido à elevação de 45 metros de altura em relação ao nível do mar, o Cabo de Santa Marta, é comum que a linha da costa mude e se torne mais baixa com dunas por mais de 500 quilômetros em direção ao Sul do país. Nos séculos passados o trecho chegou a ser considerado um cemitério de navios e embarcações menores. 

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Moradores e historiadores contam inúmeras lendas sobre o local, uma delas envolve um acidente no ano de 1737, ao Sul do Cabo. Na ocasião, uma nau espanhola chamada Santa Marta naufragou devido a uma rebelião. Dessa forma, 200 náufragos foram para Laguna, onde buscaram ajuda. Foi a partir dessa lenda que o local foi batizado com o nome de Cabo de Santa Marta. 

Com isso, em 1883, a Marinha Imperial decidiu dar início ao processo de construção. Por conta do alcance luminoso necessário, o aparelho ótico do farol foi fabricado sob encomenda pela empresa francesa Barbier, Benard & Turenne. Seu sistema luminoso é constituído por uma lanterna que mede três metros de altura e 2,66 metros de diâmetro, além de pesar mais de uma tonelada.

Fotos atuais do Farol de Santa Marta

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