No fundo do rio que separa Itajaí e Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina, repousa uma estrutura de ferro e madeira coberta por lama: os restos do navio Pallas, naufragado há 131 anos durante a Revolta Armada. Apesar de seu valor histórico, os destroços, partidos ao meio, dificultam a navegação de grandes embarcações no canal do terceiro maior porto de contêineres do país. A retirada está prevista após estudos e licenças ambientais.

Continua depois da publicidade

Construído na Inglaterra em 1891, o Pallas era moderno para a época e fazia a rota entre Rio de Janeiro e Buenos Aires, com paradas em Itajaí. Afundou em 25 de outubro de 1893, possivelmente após o comandante se recusar a apoiar os revoltosos que tentavam derrubar Floriano Peixoto. Após o naufrágio, foi saqueado e perdeu objetos de valor.

Formado pelo Porto Público de Itajaí e outros sete terminais privados, o Complexo Portuário de Santa Catarina representa 13,03% do mercado nacional e, em 2024, movimentou 14,17 milhões de toneladas. A estrutura fica atrás somente de Santos (SP) e Paranaguá (PR).

Veja mais detalhes da embarcação

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) acredita que a estrutura portuária pode alcançar mais destaque, especialmente após o anúncio de um pacote de R$ 689 milhões em maio deste ano, que inclui a retirada do Vapor Pallas e outras melhorias a serem feitas até 2030. Em relação ao navio, é esperado que ele deixe o fundo do mar até janeiro do próximo ano.

Questionada sobre o destino do Vapor Pallas após a retirada do fundo do mar, a Sede da Superintendência do Porto de Itajaí (SPI) não informou até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto.

Continua depois da publicidade

Veja fotos do Porto de Itajaí antigamente

O complexo portuário já atraca navios de até 350 metros e quer aumentar para abrigar estruturas de até 400 metros. Em Itajaí, a média é de 900 embarcações por ano, com expectativa de aumento de 35% após as obras. Já Navegantes projeta elevar a capacidade de movimentação de unidade equivalente a um contêiner de 20 pés (TEUs) de 1,5 milhão para 2 milhões.

Leia mais

Da conta da Prefeitura ao caixa privado: Marejada terá novo modelo de gestão em Itajaí

Primeira Feira de Negócios no Centreventos em Itajaí espera receber 15 mil pessoas