Com pinturas que remetem à infância e promovem o protagonismo do povo negro, além de grande riqueza de cores e cenários do meio rural, a exposição “A Arte Como Conhecimento de Si”, da artista negra catarinense Tercília dos Santos, foi aberta para a comunidade escolar nesta terça-feira (5). As obras, produzidas em conjunto com estudantes do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ficam à amostra até 21 de setembro, no Espaço Estético da instituição, em Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Com mais de 30 anos de experiência, Tercília busca em seus trabalhos um alcance que crie desvios dos espaços institucionalizados e formais da arte. Para ela, o grande objetivo é atingir muitas camadas, especialmente crianças, para que possam “sonhar também em serem artistas”. Foi daí que veio a ideia de elaborar intervenções juntamente com os alunos das oficinas de artes visuais do CA.

Com curadoria de Juliana Crispe e produção de Célia Maria Antonacci, a exposição faz parte do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

Antônio Fagundes volta a SC com comédia teatral Baixa Terapia

Continua depois da publicidade

A visitação é gratuita e aberta para toda a comunidade.

Veja imagens das obras

Escrevivências de Tercília

Nascida em Piratuba, no Oeste de Santa Catarina, Tercília começou seu caminho na arte em 1990, após “sonhar que estava pintando e, no dia seguinte, acordar artista”. Na época, frequentou os ateliês de pintura e desenho do Centro Integrado de Cultura (CIC).

Show gratuito de Gilberto Gil em Itajaí é atração confirmada do Festival de Música

Com grande riqueza de cores, cenas do universo rural, rituais religiosos, brincadeiras infantis, uso da escola como espaço de afeto e diversas manifestações das culturas locais do Brasil, seus quadros possuem temas fundados no desejo de compartilhar a vivência, em seus múltiplos estados, naquilo que ela chama de escrevivência.

Segundo a escritora e educadora, “a escrevivência não é a escrita de si, porque esta se esgota no próprio sujeito. Ela carrega a vivência da coletividade”.

Continua depois da publicidade

Escritora possui trajetória de mais de 30 anos no universo das artes visuais (Foto: Arte/Divulgação)

Duas vezes premiada na Bienal de Arte Naif, Tercília tem um longo legado de exposições em renomados espaços artísticos nacionais e internacionais, como na Galeria Jacques Ardies (SP), na Galeria André Cunha (RJ), na Eu Arte Galeria (SC), no Sesc (SC), no Museu Cruz e Souza (SC), no Masc (SC), entre muitos outros.

Confira a programação de eventos em setembro em Santa Catarina

Atualmente, mora no bairro Forquilhinha, no município de São José, na Grande Florianópolis.

Serviço

O que? Exposição “A Arte Como Conhecimento de Si” , de Tercília dos Santos

Quando? 5 a 21 de setembro de 2023

Onde? Espaço Estético – Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) –  R. Eng. Agronômico Andrei Cristian Ferreira – Trindade, Florianópolis

*Sob supervisão de Raquel Vieira

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC

Leia também

FOTOS: Casas de luxo para o Réveillon em Florianópolis têm diárias de até R$ 24 mil

Quem são os 26 pesquisadores da UFSC em ranking dos cientistas mais citados no mundo

Destaques do NSC Total