Com 28,2 mil moradores, Balneário Piçarras é uma das 20 cidades de Santa Catarina que mais registrou aumento populacional desde 2010, conforme dados do Censo 2022. Sendo uma das poucas praias brasileiras que possui o selo Bandeira Azul de qualidade ambiental, a cidade tem atraído também investimentos e se tornou, assim, a “menina dos olhos” do setor imobiliário.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

Conforme a colunista Dagmara Spautz, a prova está no gráfico de arrecadação do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis, o ITBI. Em cinco anos, saltou de R$ 3 milhões para R$ 20 milhões, superando Florianópolis e Balneário Camboriú — duas cidades que estão no topo da lista de interesse do mercado imobiliário no Estado. 

Segundo o especialista em mercado imobiliário de luxo, Renato Monteiro, CEO da Sort Investimentos, de janeiro de 2012 a janeiro de 2022, em um período de 10 anos, Balneário Piçarras apresentou curva acentuada de valorização, especialmente no que se refere a imóveis de alto padrão localizados frente mar e na área central. De acordo com Monteiro, geralmente são destinadas para interessados em um segundo imóvel ou investimento. 

Continua depois da publicidade

Mas, antes de se tornar esta potência, Piçarras era uma cidade tranquila, de poucos habitantes, mas que já atraía a presença de turistas. Ao longo dos séculos, no entanto, a região se desenvolveu e mudou diversas vezes sua principal atividade econômica. Habitada por indígenas carijós, passa a ter características dos colonizadores açorianos e, conforme as baleias foram entrando em extinção devido à caça e comércio, Penha, a cidade vizinha, passou a ter mais destaque político e econômico. 

A emancipação da cidade veio em 1963, e foi só em 2005 que Piçarras (que significa rochas de argila, muito comuns no subsolo do município) ganhou o nome “Balneário”, como uma forma de aumentar a visibilidade turística do município.

Leia também

Das rochas de argila ao boom econômico: Balneário Piçarras completa 60 anos

Como será o bairro planejado de frente para o mar na cidade que mais cresce em SC

Cidade que mais cresce em SC tem investimentos bilionários e 20 prédios em construção

Destaques do NSC Total