nsc
    santa

    Sem chuva

    FOTOS: seca em Blumenau muda paisagem no Rio Itajaí-Açu

    Confira imagens do rio e a previsão do tempo para os próximos meses

    31/05/2020 - 16h36

    Compartilhe

    Bianca
    Por Bianca Bertoli

    A seca definitivamente traz imagens do Rio Itajaí-Açu nunca vistas por muitos moradores de Blumenau e região. Partes das estruturas das pontes que antes não surgiam por conta do nível da água estão expostas, as pedras mais evidentes e os lixos, antes escondidos sob à água, denunciam a falta de consciência de alguns.

    Segundo o AlertaBlu, o volume de chuvas para o mês de maio está 79% abaixo da média mensal. Até esta sexta-feira (29), o município registrou apenas 22mm de chuva, enquanto a média histórica para o mês é de 104mm. Veja, abaixo, algumas imagens feitas nos últimos dias e a previsão do tempo para o mês que começa nesta segunda-feira.

    Leia também: Cidades do Médio Vale do Itajaí criam ações e pedem para a população poupar água

    SC já tem 93 cidades em situação de emergência por conta da estiagem

    Rio Itajaí no Centro de Blumenau
    Rio Itajaí no Centro de Blumenau
    (Foto: )
    Rio Itajaí no bairro Salto do Norte
    Rio Itajaí no bairro Salto do Norte
    (Foto: )

    O que esperar da chuva

    *Por Leandro Puchalski

    No último dia 26, meteorologistas do Estado realizaram mais uma reunião do Fórum Climático Catarinense. A previsão é valida para o período de junho a agosto. Em primeiro lugar, continuamos numa neutralidade climática, ou seja, sem nenhum fenômeno de grande escala influenciando diretamente o nosso clima.

    Porém, tanto no oceano Pacífico, na linha do Equador, quanto os ventos nesta região, começam a sinalizar uma possível influência de La Niña. É uma informação que temos que acompanhar nos próximos meses já que se for confirmada, a principal influência do La Niña é diminuir a chuva em SC.

    VÍDEO: com a estiagem, idoso encontra escrita que fez em pedra do Rio Itajaí-Açu em 1986

    No entanto, uma outra influência intrasazonal chamada Madden-Jullian está numa fase favorável a chuva para o nosso Estado. Rapidamente, poderia dizer que Madden-Jullian é uma oscilação de grande escola de uma onda com deslocamento para leste que causa variações na convecção. Condição favorável para a formação de chuva.

    Diante disso, a previsão é que de Junho a Agosto ainda tenhamos chuva abaixo do padrão que estamos acostumados no Estado, mas especialmente Junho tendo chance de pelo menos algumas regiões de SC terem o padrão normal de chuva.

    Rio Itajaí no bairro Salto do Norte
    Rio Itajaí no bairro Salto do Norte
    (Foto: )
    Rio Itajaí no bairro Salto do Norte
    Rio Itajaí no bairro Salto do Norte
    (Foto: )
    Rio Itajaí, em Blumenau
    Rio Itajaí, em Blumenau
    (Foto: )

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas