Os fortes ventos, provocados pela atuação de um ciclone extratropical em alto mar, causaram diversos estragos em cidades de Santa Catarina no início da tarde deste sábado (8). Há ocorrências de quedas de árvores, destelhamentos de casas e queda de outudoor em municípios como Florianópolis, São José e Tubarão. De acordo com a Celesc, cerca de 9,7 mil unidades consumidoras ficaram sem energia.

Continua depois da publicidade

Segundo a Epagri/Ciram, os ventos chegaram a 80 km/h em Urupema, na Serra de Santa Catarina, por volta de 13h. Em Imbituba, as rajadas chegaram a 70 km/h, enquanto em Florianópolis foi registrado 60 km/h. Em Itajaí, a Delegacia da Capitania dos Portos fechou o porto do Litoral Norte do Estado devido às condições desfavoráveis. Não há previsão para a liberação.

A previsão da Defesa Civil indica rajadas que variam entre 70 e 90 km/h, podendo ser ainda mais fortes nas áreas litorâneas e serranas ao longo deste sábado. O risco é de moderado a muito alto para ocorrências associadas a destelhamentos, dano na rede elétrica e queda de galhos e árvores. O ciclone se afasta ao longo da noite e a intensidade dos ventos deve diminuir.

Veja as fotos dos estragos causados pelos ventos

Veja os transtornos causados pelos ventos

Tubarão

Em Tubarão, a Defesa Civil registrou quedas de árvores em pontos da cidade, com ruas sendo interditadas.

Continua depois da publicidade

No bairro São Martinho, as equipes foram chamadas para verificar uma árvore que corre risco de queda. No bairro Madre, houve o registro de quedas de árvores e destelhamento de algumas casas, para onde lonas já estão sendo encaminhadas pelas equipes.

Na Rua João Adolfo Corrêa, no bairro Passagem, três casas acabaram tendo os telhados e paredes danificados, com os moradores sendo retirados e acolhidos pela Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família, que os encaminhou a um abrigo.

No Centro, houve a queda de um outdoor, ocorrência já atendida pelas equipes das secretarias e do Corpo de Bombeiros, que auxilia no atendimento das chamadas.

Florianópolis

Na Capital, os ventos destelharam um comércio na Lagoa da Conceição, no Leste da cidade. Vídeo feito por uma moradora mostra o momento em que uma telha atinge o vidro de um carro (veja abaixo) que transitava pela região. Não há informações de feridos.

Continua depois da publicidade

São José

No município vizinho de Florianópolis, em São José, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) foi acionado para atendimento de ocorrência de queda de árvore em uma residência.

No local, foi constatado que a árvore havia caído sobre a rede elétrica, provocando o rompimento de fios e o corte no fornecimento de energia. A guarnição realizou o isolamento da área e aguardou a chegada da equipe da concessionária para o desligamento da rede, garantindo a segurança da operação.

Após a confirmação da ausência de energia, foi efetuado o corte e a remoção da árvore, eliminando o risco à residência e aos moradores.

Balneário Camboriú

Entre esta sexta-feira (7) e sábado, Balneário Camboriú também registrou estragos devido os fortes ventos. Das ocorrências registradas, duas foram na Rua José Francisco Vitor, no Bairro da Barra, onde voou um toldo e uma casa sofreu destelhamento. Já a terceira foi relacionada à remoção de uma árvore com risco de queda na Rua Antônio Torquato, no bairro Estaleiro, realizada na parte da manhã pelo Corpo de Bombeiros Militar.

Continua depois da publicidade

Uma família com oito pessoas, a maioria crianças, precisou ser abrigada temporariamente no Centro de Treinamento Comunitário, na Rua Itália. A Prefeitura de Balneário Camboriú segue prestando auxílio até que a situação seja resolvida para a família.

São Francisco do Sul

Em São Francisco do Sul, no Litoral Norte, e o Parque Ecológico Municipal Celso Amorim Salazar foi fechado devido aos alertas climáticos da Defesa Civil. A Secretaria de Meio Ambiente informou que decisão foi tomada por questões de segurança em virtude do risco de queda de galhos e árvores no local.

Criciúma

Em Criciúma, os ventos derrubaram três árvores e um poste, além de provocar um destelhamento. Durante amanhã deste sábado, aproximadamente 4,6 mil unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica em bairros das regiões Central e em oito bairros do município (Santa Bárbara, Michel, Operária Nova, Primeira Linha, Quarta Linha, Rio Maina, Santo Antônio e Vila Zuleima).

O pico dos ventos ocorreu por volta das 9h30, com rajadas de até 30 km/h.

Lages

Em Lages, na Serra de Santa Catarina, 11 pessoas foram atingidas nos bairros Vila Maria, Passo Fundo e Santa Helena. A equipe da Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil trabalha em sistema de alerta e ainda monitora as situações consideradas de risco para a comunidade.

Continua depois da publicidade

Veja o vídeo