O gabinete da prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, será transferido temporariamente para o Hospital Municipal Ruth Cardoso, após as últimas ocorrências registadas na unidade. A medida deve ser efetivada na próxima semana.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A prefeita esteve na unidade de saúde nesta sexta-feira (2) para tratar dos ajustes da transferência. Segundo a prefeitura, a medida temporária já estava planejada para iniciar nos próximos meses pela administração municipal, mas foi antecipada devido as últimas ocorrências registradas na unidade, especialmente no setor da Maternidade.
— Vou acompanhar de perto a rotina do hospital, ouvir pacientes, médicos, e toda a equipe que atua no Ruth Cardoso para que possamos entender quais são os principais problemas. Vamos atuar com rapidez para oferecer um melhor serviço de saúde aos moradores de Balneário Camboriú e de outras cidades que utilizam o HMRC— , disse a prefeita.
Relembre os casos
Um bebê morreu durante o parto no Hospital Municipal Ruth Cardoso durante o parto no último dia 25. A Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI) de Balneário Camboriú instaurou um inquérito policial para investigar o caso.
Continua depois da publicidade
A investigação pretende verificar se houve alguma falha no atendimento médico que possa ter causado a morte do recém-nascido e comprometido gravemente a saúde da mãe, que precisou realizar uma cirurgia de remoção de útero devido a complicações no parto.
A morte da criança provocou grande comoção nas redes sociais, impulsionada por denúncias da família. O obstetra responsável pelo parto foi afastado e a diretora do hospital foi exonerada três dias após o caso.
Na última quarta-feira (30), o hospital registrou mais um caso com recém-nascido.
Segundo informações, uma recém-nascida sofreu um corte de aproximadamente três centímetros no rosto durante um parto cesariano realizado na unidade.
Recém-nascida é cortada no rosto durante cesárea em hospital de Balneário Camboriú
O bebê não precisou passar por reanimação e permanece sob observação médica, mas o pai da criança demonstrou preocupação com possíveis sequelas estéticas.
Continua depois da publicidade
—Fico preocupado com o que pode ficar no rostinho dela depois desse incidente—, relatou o responsável.
Segundo a Secretaria de Saúde do município, o ferimento foi leve, sem risco à vida, e foi prontamente atendido pela equipe médica e de neonatologia da unidade hospitalar.
Entretanto, o parto foi registrado como realizado “sem intercorrências”, o que gerou desconforto entre familiares e também entre profissionais da unidade.
O hospital informou que permanece aberto ao diálogo com a família e à disposição para esclarecimentos.
Continua depois da publicidade
Em nota, a prefeitura de Balneário Camboriú informou que “retomará o diálogo com o Governo do Estado para possível estadualização do Hospital, uma vez que o atendimento é regionalizado. Caso o pedido não seja atendido, será dada sequência ao processo licitatório para um novo modelo de gestão de forma integrada, em que uma única entidade gerenciará toda a estrutura. Este processo já está em fase de estudos.”
Leia mais
Direção do hospital de Balneário Camboriú passa por mudanças após morte de recém-nascido
Inquérito investiga se falha no atendimento médico causou morte de recém-nascido em SC