nsc
    dc

    Pandemia

    Garopaba e Imbituba fecham praias e reforçam fiscalização para evitar aglomerações no feriado

    Destinos do Litoral Sul de Santa Catarina apertaram as restrições para o feriadão da Páscoa

    01/04/2021 - 17h40 - Atualizada em: 01/04/2021 - 17h44

    Compartilhe

    Lucas
    Por Lucas Paraizo
    Barreira sanitária Garopaba
    Em Garopaba uma barreira sanitária na entrada da cidade controla o fluxo de visitantes
    (Foto: )

    Duas das cidades mais procuradas por turistas no Litoral Sul de Santa Catarina iniciaram nesta quinta-feira (1º) restrições mais duras para evitar aglomerações durante o feriadão da Páscoa. Imbituba e Garopaba apertaram a fiscalização às medidas sanitárias e estão fechando as praias até segunda-feira.

    > Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

    > SC vai ter feriados antecipados para conter Covid? Entenda a estratégia de Estados

    Em Imbituba, o município decidiu proibir o acesso às praias para qualquer tipo de atividade até segunda-feira. O comércio não essencial só pode funcionar até as 18h, e depois deste horário os bares e restaurantes podem atender apenas em formato de delivery.

    A fiscalização será feita em conjunto por equipes das polícias civil e militar e dos fiscais da prefeitura. Além disso, oito equipes de vigilância privada vão atuar nas praias e uma equipe vai fiscalizar o centrinho da Praia do Rosa no período da noite - local que registrou aglomerações frequentes durante o verão. Até um helicóptero vai ser utilizado na fiscalização.

    - Sabemos que as pessoas procuram Imbituba pelas praias, pelos bares, pelas festas, e é isso que a gente procura restringir no atual decreto. Esse é o objetivo das nossas medidas. Claro que para os empreendedores do setor sempre há uma perda, a gente entende as críticas, mas o que temos visto nas ruas é que a grande maioria das pessoas apoia as medidas, porque infelizmente temos visto muitas vidas perdidas entre nós - destacou o prefeito, Rosenvaldo Júnior, em entrevista à NSC TV.

    Na cidade vizinha, Garopaba, o decreto em vigor estabelece que o comércio não essencial pode funcionar apenas até as 19h. Os restaurantes podem receber clientes até as 20h, e precisam fechar as portas uma hora depois. Após às 21h, somente delivery e serviço de retirada no balcão. Bares e pubs podem funcionar somente até as 18h.

    As praias não ficarão fechadas, mas a permissão é apenas para a prática de esportes individuais. A permanência na orla não está autorizada durante o feriadão. Nos acessos da cidade, a prefeitura de Garopaba instalou barreiras sanitárias para controlar quem entra no município. Fiscais aferem a temperatura e reforçam as medidas restritivas. Além disso, só passa pela barreira quem comprovar que tem casa em Garopaba, ou quem tiver reserva em hotéis ou pousadas da cidade.

    *Com informações do repórter Eduardo Prestes, da NSC TV

    Leia Mais:

    > Mapa Covid de SC hoje: veja em mapa e dados por cidade como está a situação da pandemia

    > Calendário da vacina: veja dados da vacinação em cada município de SC no Monitor da Vacina

    Colunistas