A Ford Maverick recebe sua primeira atualização desde seu lançamento em 2021, focando em novidades visuais, tecnológicas, de segurança e conforto.

Continua depois da publicidade

Veja mais notícias e análises sobre o mundo dos carros

A picape acaba de expandir a linha com três novas versões: a off-road Tremor, a esportiva Lariat Black e a Hybrid (programada para o segundo semestre). O objetivo da Ford é diversificar a oferta da picape para atrair mais clientes e ampliar sua participação no segmento de picapes intermediárias a gasolina.

As novidades estéticas da Maverick incluem a grade e para-choque dianteiro redesenhados, faróis de led em formato de C, novos alargadores de para-lama e o oval Ford em preto.

O coração das versões Lariat Black e Tremor é o aprimorado motor 2.0 EcoBoost a gasolina, que entrega 253 cv a 5.500 rpm e um torque de 38,7 kgfm a 3.000 rpm, acoplado à transmissão automática de oito velocidades.

Continua depois da publicidade

Hummer ganha recurso inédito em picapes elétricas

Embora os valores nominais de potência e torque permaneçam os mesmos, as atualizações na calibração e em diversos componentes, como sistemas de ventilação do cárter, arrefecimento e arquitetura do cabeçote, resultaram em curvas de desempenho significativamente melhores.

Ariane Campos, supervisora de Engenharia da Ford América do Sul, explica que essa otimização se traduz em “respostas mais fortes e rápidas do acelerador em baixa rotação”, proporcionando uma experiência de condução ainda mais dinâmica.

Segurança reforçada

A segurança é outro pilar reforçado na nova Maverick, que chega equipada com um robusto pacote de tecnologias de assistência ao motorista.

Dentre elas, destacam-se o piloto automático adaptativo com stop & go, assistente de manutenção e centralização em faixa, e o assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestres e ciclistas, inclusive a ré.

Continua depois da publicidade

Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego cruzado e cobertura de reboque, sete airbags, assistente de partida em rampa, controle automático de descidas, assistente de manobras evasivas, farol alto automático e sensor de chuva completam o arsenal de segurança.

Jeep Renegade chega à linha 2026 custando até R$ 15 mil a menos

Para os que utilizam reboque, o assistente Pro Trailer auxilia no engate e nas manobras com algoritmos de machine learning. O controle de oscilação de reboque e a câmera 360° são equipamentos que ampliam a versatilidade da picape.

Conectividade aprimorada

No interior, a picape eleva o nível tecnológico com a nova central multimídia Sync 4 de 13,2 polegadas, que oferece conectividade sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, GPS embarcado, e um painel de instrumentos digital de 8”.

A lista de equipamentos é complementada por carregador por indução, sistema de som premium B&O e atualizações over-the-air.

Continua depois da publicidade

Em termos de conforto, a picape Maverick se destaca no segmento com teto solar elétrico e um conveniente porta-objetos sob o banco traseiro. Além disso, conta com banco do motorista com ajuste elétrico em oito posições, retrovisores com aquecimento e capota marítima como item de série em toda a linha.

A conectividade da nova Maverick é um diferencial, com o modem embarcado e o aplicativo FordPass permitindo partida remota, acionamento do ar-condicionado, travamento e destravamento das portas, localização do veículo e acompanhamento preventivo inteligente para alertas de falhas.

Stellantis anuncia híbridos e nova marca em Pernambuco

Tremor reforça apelo off-roadA Maverick Tremor se diferencia pelo visual aventureiro, com frisos e detalhes em laranja na grade dianteira, para-choque, rodas de 17” e emblemas.

A cabine, em tom escuro, recebe bancos dianteiros e volante com aquecimento, além do emblema Tremor no encosto.

Continua depois da publicidade

A versão incorpora recursos off-road aprimorados, como suspensão exclusiva, tração 4WD, pneus 235/65 R17 All-Terrain Plus, bloqueio do diferencial traseiro e piloto automático off-road com função “one pedal drive”.

Seus seis modos de condução incluem o novo Off-Road, somando-se aos modos Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio e Rebocar/Transportar. A capacidade off-road é sublinhada pelos maiores ângulos de entrada (30,9°), saída (21,3°) e transposição de rampa (20°), além de um vão livre do solo de 226 mm. A Tremor tem capacidade para transportar 477 kg, 943 litros e rebocar 499 kg.

A Maverick Tremor tem preço sugerido de R$ 239.900.

Versão Black: esportividade elegante

A Maverick Lariat Black ganha destaque pelos detalhes escurecidos na carroceria, como a grade, as rodas de 17” e os adesivos no capô, todos em preto, conferindo um ar mais esportivo e sofisticado.

Equipada com tração AWD, pneus 225/65 R17 All-Terrain e o assistente de reboque Pro Trailer, ela também se mostra competente para aventuras. Seus cinco modos de condução incluem Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio e Rebocar/Transportar, e sua capacidade de carga é de 618 kg.

Continua depois da publicidade

Marca se alia à Apple para transformar carro em iPhone sobre rodas

A Maverick Lariat Black custa R$ 219.900, cerca de R$ 9 mil a menos que a antiga FX4.

A Ford oferece três anos de garantia para a linha e uma paleta de nove cores modernas e diferenciadas: verde Fuji, azul Indianápolis, vermelho Vermont, cinza Glasgow, cinza Torres, branco Ártico, branco Space, branco Itaúnas e preto Astúrias.

Veja imagens da Maverick 2026

Por Lucia Camargo Nunes da @viadigitalmotorsoficial

Leia também

Hyundai Kona: consumo é o destaque do SUV híbrido

BYD renova Song Plus para a linha 2026: veja o que muda