O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, divulgou um vídeo pedindo desculpas pela brincadeira feita sobre os casos de intoxicação por metanol no estado. Até o momento, são 18 casos confirmados e 158 em investigação. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

A piada foi feita durante uma coletiva de imprensa na segunda-feira (6). Na ocasião, Tarcísio disse que “iria só se preocupar com o assunto [intoxicação por metanol] no dia em que começassem a adulterar Coca-Cola”.

— Errei. Ontem, ao prestar contas das ações do governo do estado no âmbito da crise do metanol, no momento em que falávamos das várias medidas que estamos tomando, como o convênio com o setor privado para o combate à falsificação, as proposições legislativas que pretendemos apresentar, a destruição de bebidas de origem duvidosa em estoque, o aperfeiçoamento da logística reversa das garrafas, o programa de qualidade para distribuidores e comerciantes, a suspensão das inscrições na fazenda, acabei fazendo uma brincadeira para descontrair a coletiva que foi muito mal interpretada e que de fato não cabia naquele momento em face da gravidade do que vem acontecendo — disse, em vídeo nas redes sociais.

A piada foi feita em meio ao alto número de casos de intoxicação por metanol. O estado de São Paulo concentra a maior parte dos registros no país, com 18 casos confirmados e 158 sendo investigados, de acordo com o boletim dessa terça-feira (7).

Continua depois da publicidade

Além disso, 10 mortes foram registradas — três delas confirmadas por metanol, com laudo e confirmação de ingestão de bebida adulterada. Outras sete estão em investigação.

Como o metanol envenena o corpo?

Metanol (CH₃OH) é uma substância altamente inflamável, tóxica e de difícil identificação. O produto é um tipo de álcool simples, incolor e inflamável, com cheiro semelhante ao da bebida alcoólica comum.

Ao ser metabolizado pelo corpo, o metanol é quebrado em formaldeído, formiato e ácido fórmico, substâncias altamente tóxicas que causam danos a diferentes tecidos do corpo, como ao nervo óptico e ao sistema nervoso, e podem levar o indivíduo a quadros graves, como coma e mesmo morte, se não tratado rapidamente.

Quais os sintomas de intoxicação por metanol?

Os sintomas da intoxicação costumam aparecer entre 12 e 24 horas após a ingestão, ou antes, quando a quantidade ingerida é grande. Entre eles, estão dor de cabeça, náuseas, vômitos, dor abdominal, confusão mental e, principalmente, visão turva repentina ou até cegueira.

Continua depois da publicidade

A Associação Brasileira de Neuro-oftalmologia (ABNO) emitiu um alerta sobre o risco de neuropatia óptica, uma doença grave que pode causar perda de visão irreversível.

O que acontece quando ingerimos álcool?

*Sob supervisão de Luana Amorim

Leia mais

Veja como diferenciar intoxicação por metanol de ressaca

Bar tradicional de Florianópolis se manifesta sobre metanol