nsc
    dc

    retomada 

    Governo de SC libera atividades em oficinas mecânicas, borracharias e comércio de auto-peças

    07/04/2020 - 20h08 - Atualizada em: 07/04/2020 - 20h56

    Compartilhe

    Clarissa
    Por Clarissa Battistella
    coronavírus em SC
    Serviços do setor automobilístico retornam após três semanas de quarentena
    (Foto: )

    Após três semanas de quarentena para enfrentamento do coronavírus em Santa Catarina, as atividades do setor automobilístico voltam a funcionar em todo território catarinense a partir desta quarta-feira (8), informou o governo do Estado, em coletiva de imprensa no final da tarde desta terça-feira (7). Uma portaria que regulamenta a retomada dos serviços será publicada ainda nesta noite, de acordo com o governador Carlos Moisés da Silva (PSL).

    ​​​> Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus

    Com isso, serão abertas as oficinas mecânicas no perímetro urbano, inclusive as rurais, como, também, borracharias, varejo de auto-peças, auto-center, vendas e instalação de acessórios, concessionárias, auto-elétricas, venda de máquinas, venda e revenda de veículos, locação de veículos, serviços de despachantes, inspeção veicular, lavações e, até mesmo, autoescolas.

    - A gente endente que um setor que havia necessidade de complementação da liberação, uma vez que o transporte de cargas, o transporte de passageiros com veículo particular, o delivery e os tratores para agricultura estão funcionando, precisa de um respaldo para poder funcionar -explicou Moisés.

    Segundo o governador, se adota como serviços essenciais a partir desta quarta-feira, também, as atividades que se enquadram na cadeia automotiva e de implementos agrícolas:

    - Esse setor vai complementar uma atividade que já estava liberada que é o uso de veículos próprios e empresariais, uma vez que já havia reclamação do próprio mercado no sentindo de falta de locais para manutenção dessas atividades. Eles voltam porque complementam uma cadeia que já estava funcionando de fato.

    Salão de beleza, barbearia e clínicas médicas

    Clínicas médicas, salões de beleza, barbearias, advogados, veterinários e contadores, já haviam recebido aval para a retomada das atividades. O Estado havia anunciado na sexta-feira da semana passada (3), que estudaria a liberação desses profissionais liberais. A portaria que regulamenta as atividades foi publicada no domingo (5), no Diário Oficial do Estado.

    Lojas de chocolate

    As lojas de chocolate de rua também já tinham sido autorizadas a abrir em Santa Catarina na última sexta-feira (3). As informações foram repassadas pelo presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Jonny Zulauf, em entrevista à CBN Diário, logo após participar de reunião do comitê de crise implantado pelo governo do Estado.

    Como as lojas de chocolate são caracterizadas como ramo de alimentação, não será necessário um novo decreto. A medida leva em conta a proximidade da Páscoa. Em shoppings, no entanto, seguem fechadas.

    Construção civil

    As atividades da construção civil já foram retomadas. A autorização para a volta desses trabalhadores foi anunciada na última quarta-feira (1º), também por Moisés. Os serviços seguem os mesmos requisitos de cuidados exigidos aos servidores que atuam nas obras públicas - e que já estavam atuando há quase uma semana.

    A portaria autorizou os serviços de toda a cadeia produtiva da construção civil. Dessa forma, está permitida a abertura de lojas de materiais de construção, material elétrico, de estrutura, de pedras em geral, vidros e espelhos, madeiras, artefatos e materiais hidráulicos. Na mesma determinação, também foi autorizado que os corretores de imóveis voltassem às atividade.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Economia

    Colunistas