nsc
dc

Pandemia

Governo se prepara para crescimento de mortes por Covid-19 em SC

Estado fez consulta sobre capacidade de cemitérios e necrotérios em SC por aumento de mortes por causa do coronavírus

09/03/2021 - 16h42

Compartilhe

Lucas
Por Lucas Paraizo
Cemitérios coronavírus Santa Catarina
Municípios precisam informar o governo de SC sobre a capacidade e saturação atual dos cemitérios
(Foto: )

O aumento dos casos e mortes por causa da Covid-19 motivou um levantamento do governo de Santa Catarina sobre a capacidade dos cemitérios e necrotérios de hospitais em todo o Estado. O pedido de informações foi enviado pela Diretoria de Vigilância Sanitária a todas as regionais de Saúde.

> "Daqui a pouco vai faltar cova nos cemitérios", diz prefeito de Lages ao defender restrições

> Clique aqui e receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp

A reportagem do Diário Catarinense teve acesso aos e-mails encaminhados no início da tarde. No caso dos necrotérios em hospitais, o texto cita a "eventual necessidade" do Estado contratar um suporte "em consequência do aumento de óbitos por Covid-19". O pedido foi feito com urgência, solicitando retorno dos diretores de hospitais até esta quarta-feira (10).

O segundo levantamento, sobre a capacidade dos cemitérios, não cita urgência e pede retorno dos municípios até o dia 22. O e-mail relata que a necessidade de um levantamento sobre "a atual capacidade e também a saturação dos cemitérios" foi apontada em uma reunião do COES (Centro de Operação de Emergências em Saúde). A mesma justificativa sobre "o crescente número de casos/óbitos" pelo coronavírus é apresentada.

Em nota enviada à reportagem, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou o levantamento e disse e que se trata de uma informação sanitária "que o Estado precisa ter", e que as regionais de saúde devem responder aos questionamentos nos próximos dias.

Nos últimos dias Santa Catarina tem registrado o maior volume de mortes por Covid-19 desde o início da pandemia. Na última sexta-feira (5) foram 107 óbitos contabilizados no balanço oficial do Estado, rompendo pela primeira vez a marca de 100 vítimas fatais. Nesta terça (9) o número subiu para 108 mortes. Desde março do ano passado, 8170 pessoas morreram por causa do coronavírus em Santa Catarina. 

> “Covidário Brasil”, desabafa infectologista de Joinville sobre colapso na saúde

> Painel do Coronavírus: saiba como foi o avanço da pandemia em SC

Colunistas