nsc

Saúde 

Gripe, Covid-19 ou rinite? Saiba a diferença entre essas e outras doenças respiratórias 

Infectologista da secretaria de saúde de SC alerta que pacientes com asma devem procurar ajuda profissional assim que aparecerem os sintomas 

11/05/2020 - 12h53 - Atualizada em: 24/09/2021 - 08h10

Compartilhe

Juliana
Por Juliana Gomes
Coronavírus tem sintomas semelhantes a outras doenças respiratórias
Coronavírus tem sintomas semelhantes a outras doenças respiratórias
(Foto: )

Com o crescimento dos casos de coronavírus, aumentam as dúvidas sobre a doença que tem sintomas semelhantes aos da gripe, rinite, resfriado e asma, comuns em períodos de frio. A infectologista da secretaria de estado da Saúde Regina Valim alerta que, no caso de desconfiar dos sintomas é importante entrar em contato com o sistema de saúde e ficar isolado em casa.

— A pessoa pode considerar ter covid-19 se ela faz febre, tosse, dor de garganta, diarreia, dor no corpo e teve contato com paciente diagnosticado com coronavírus. As doenças virais, como a influenza, têm sintomas parecidos. Os sintomas de rinite costumam ser mais brandos do que gripe, asma e coronavírus — explicou Regina Valim.

Confira os sintomas de Covid-19, rinite, gripe e asma:

Arte: Ben Ami Scopinho / NSC Total

>Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus

Asma

Os pacientes que têm asma são parte do grupo de risco para coronavírus e normalmente têm um histórico da doença. Por isso, no caso de identificarem os sintomas, devem comunicar o sistema de saúde imediatamente.

- A pessoa que tem asma, geralmente sabe que tem asma. Ela pode ser desencadeada por quadros também alérgicos, mas a gente sabe que as pessoas que têm doenças como asma, DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), exacerbam a sintomatologia. Esses fatores podem agravar a doença viral e aí a pessoa pode precisar de internação, de uma observação mais próxima -alertou.

Além dos asmáticos, também estão no grupo de risco para coronavírus, entre os pacientes com problemas respiratórios, os portadores de DPOC e os fumantes. Também são suscetíveis à doença os hipertensos, diabéticos, cardíacos e idosos.

Rinite

A infectologista explica que os pacientes de rinite normalmente tiveram a doença em outras ocasiões, após a exposição a situações específicas que causam alergia.

- Nos casos de rinite, a pessoa já tem um histórico de quando é estimulada por frio e ácaro, acaba tendo vários espirros e o nariz fica congestionado. Ela melhora com a medicação antialérgica, com uso de corticóide local – afirmou.

> Gripe: quais são os sintomas do vírus

Resfriados e gripes

A rinite não causa dor no corpo, tosse intensa nem dor de cabeça, como os quadros virais respiratórios, entre eles a covid-19.

- A tosse do paciente com covid-19 começa como tosse seca e pode se agravar. Os quadros gasto entéricos, (como diarreia) podem estar associados não só ao coronavírus, mas também à influenza, no caso das crianças, e Covid, nos adultos – explicou.

As doenças virais respiratória, como gripe e covid-19 geralmente causam febre, dor de cabeça, no corpo e na garganta. Os resfriados costumam apresentar sintomas semelhantes aos da gripe mas sem febre, conforme a infectologista.

Em Florianópolis, no caso de dúvidas sobre os sintomas, o morador deve entrar em contato pelo 0800-333-3233.

​> Pode tomar vacina da Covid-19 gripado?

Principais sintomas

Covid-19

Febre, dor de garganta, alteração no paladar, tosse seca, falta de ar, diarreia, dor no corpo

Desencadeado por: contato com paciente diagnosticado com a doença

Gripe

Mesmos sintomas de Covid

Exceto alteração do paladar e diarreia

Resfriado

Mesmos sintomas de gripe com exceção da febre

Asma

Tosse

Falta de ar

Chiado no peito

Desencadeado por: histórico pessoal de asma

Rinite

Espirros frequentes

Obstrução do nariz

Coceira nasal

Desencadeado por: contato com produtos que causam alergia e ácaro

Qual será a próxima pandemia?

Leia também

​Vacina da Pfizer aumenta os seios?

​Por que pessoas morrem mesmo vacinadas contra a Covid-19?

Efeitos colaterais da Pfizer; veja os sintomas mais relatados

Quais os riscos de não tomar a segunda dose de vacina da Covid-19

Colunistas