Quando a falência parecia ser o único desfecho possível, Johann Karsten não desistiu. Os dois sócios já haviam “pulado fora” do negócio após uma série de dificuldades, mas o alemão da colônia Blumenau foi teimoso e insistiu. Não errou. Atualmente, a blumenauense Karsten é uma das empresas mais longevas do Brasil, com receita anual na casa dos R$ 900 milhões. A marca oferece itens de cama, mesa, banho e tecidos para decoração.

Continua depois da publicidade

A família Karsten chegou ao Brasil e se dividiu: parte se instalou na promissora Blumenau, a convite de Dr. Hermann Blumenau, em 1861, e a outra seguiu para o Rio Grande do Sul. Instalados onde atualmente fica o bairro Testo Salto, às margens do Ribeirão do Testo, os pais de Johann receberam lotes de terra e iniciaram as atividades em uma serraria. Em 1880, perderam o negócio durante uma grande enchente. O filho mais velho, então, quis ajudar.

No ano seguinte, pegou as escassas economias que tinha e formou uma sociedade com os amigos Emil Hadlich e Hermann Roeder. O plano foi buscar máquinas de tear na Alemanha e abrir uma tecelagem.

Continua depois da publicidade

Com três teares e muitos sonhos, fundaram a Tecelagem Roeder, Karsten & Hadlich, em 1882, que gerava energia com as águas do Rio Itajaí-Açu para acionar as máquinas de fiação e os teares. Produzia tecidos mais grossos e resistentes, voltados às necessidades da época. As dificuldades, no entanto, foram surgindo. A matéria-prima, pode-se dizer, foi a maior delas. Tentaram plantar algodão, mas em uma cidade em que a chuva é frequente, a ideia obviamente não deu certo.

Até lã de ovelha foi testada para servir de fio, mas não teve jeito, era preciso importar. Isso significava não só um gasto enorme, como meses de espera por conta do transporte marítimo.

Continua depois da publicidade

Depois de seis anos de sociedade, o projeto fracassou.

Johann (esquerda) e o filho dele, João (direita) (Foto: Arquivo, Karsten)

Filhos do fundador da Karsten assumiram o negócio durante a Primeira Guerra Mundial

A sociedade se desfez, mas Johann continuou. Ele percebeu que não havia uma demanda crescente por produtos para o lar e começou a ampliar o portfólio da empresa, produzindo itens como panos de copa. A colônia cresce e o talento de Blumenau com produtos têxteis começa a ser observado. A tecelagem de Johann vai bem, tem até funcionários, quando a Primeira Guerra Mundial chega, piorando a economia de diferentes países. Os colaboradores da Karsten precisam voltar a cuidar da terra e, em meio a esse novo obstáculo, os filhos de Johann, Christian e João, assumem o negócio do pai.

A guerra acaba, a situação econômica melhora e a Karsten vira uma Sociedade Anônima, liderada por João. Mais tarde, os filhos dele, Walter e Half, assumem o comando.

Continua depois da publicidade

Karsten começou como um pequeno galpão e se tornou um parque fabril de mais de 130 mil m² (Foto: Arquivo Karsten)

Karsten é a sexta empresa mais longeva do país

Com 144 anos de existência, a empresa viu todas as transformações históricas e se adaptou a cada uma delas: do fim da escravidão ao surgimento da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), do trabalho totalmente manual ao surgimento de tecnologias nunca antes vistas. Em 1916, a marca dá início à produção de toalhas de mesa e, em 1941, à de tecidos para decoração.

Ao longo da década de 70, a exportação passou a fazer parte da rotina da empresa do Testo Salto, que abre o capital. Em 1983, é iniciada a produção de artigos de cama. Sete anos mais tarde, a de tecidos planos e felpudos em jacquard, uma técnica de tecelagem que permite criar desenhos complexos diretamente no tecido. Nos anos 2000, a Karsten se tornou líder de exportação de produtos têxteis no Brasil.

Continua depois da publicidade

Considerada a sexta empresa mais longeva do Brasil, a família Karsten sempre fez questão de não dar um passo maior que a perna. Todos os avanços e mudanças foram bem calculados, repetem os herdeiros, e, atualmente, a receita líquida anual soma R$ 913 milhões, conforme dados de 2025. O casarão ao lado da fábrica, construído por um dos filhos de Johann, foi tombado como patrimônio histórico.

Karsten emprega mais de 2 mil pessoas

Karsten tem cerca de 2,5 mil funcionários (Foto: Arquivo, Karsten)

O que começou com um pequeno galpão que abrigava apenas seis teares trazidos da Alemanha hoje é um parque fabril de mais de 130 mil metros quadrados de área construída apenas em Blumenau. Em 2010, para aumentar o portfólio e entrar no mercado de Luxo, a Karsten comprou a tradicional empresa paulistana Trussardi, marca consolidada nesse segmento. Ao todo, a empresa emprega cerca de 2,5 mil pessoas, considerando toda a operação.

Continua depois da publicidade

A Karsten tem também uma fábrica em Ibirama, no Alto Vale do Itajaí, outra recém-inaugurada no Paraguai e um centro de distribuição em Gaspar.

lojas próprias em Blumenau, Balneário Camboriú, Porto Belo, Florianópolis, Londrina (PR), Curitiba (PR), Campo Largo (PR) e São Paulo (SP), além de outras três da Trussardi no Paraná e em São Paulo.
Com mais de 7 mil pontos de vendas de produtos Karsten, Karsten Decor, Karsten Ateliê e Trussardi espalhados pelo Brasil, a empresa está também presente em mais de 20 países.

Continua depois da publicidade