Mais uma grande indústria têxtil de Santa Catarina encontrou terreno fértil para crescer no Paraguai. A Karsten, uma das maiores fabricantes brasileiras de itens de cama, mesa e banho, inaugura no dia 26 de março uma nova fábrica no país vizinho. Será a primeira planta da centenária companhia de Blumenau em terras estrangeiras.

Continua depois da publicidade

A nova unidade ficará em Minga Guazú, na região leste paraguaia, e vai produzir toalhas de banho e rosto que abastecerão, inicialmente, o Brasil. Mas a fábrica já foi pensada para crescer de forma gradual e acompanhar a evolução da demanda, abrindo possibilidades para o atendimento de outros mercados no futuro, segundo informou a companhia.

A capacidade de produção, o valor do investimento e a quantidade de empregos gerados ainda não foram informados pela Karsten, que está finalizando a obra. A planta paraguaia será liderada pelo executivo Rodrigo Prade, que se reportará a Evandro Burgel, diretor industrial da companhia.

Com o investimento, a Karsten se junta a outras grandes empresas catarinenses atraídas pela forte política de incentivos fiscais e os menores custos oferecidos pelo Paraguai. Por lá já estão também nomes como Altenburg e Lunelli. A joinvilense Döhler, outra centenária do mesmo ramo, recentemente também anunciou planos de abrir fábrica no país.

Para a Karsten, a escolha do Paraguai faz parte de uma estratégia estruturada, alinhada a um ambiente econômico estável, favorável à manufatura e com posição logística estratégica na região, informou a empresa, além de reforçar uma visão de futuro de se tornar uma gestora de marcas.

Continua depois da publicidade

As indústrias de SC que já passaram dos 100 anos