Um homem está sendo investigado por crime de vilipêndio e dano ao patrimônio por ter invadido uma igreja histórica de Itaiópolis, cidade do Planalto Norte de Santa Catarina. Além de invadir o espaço religioso, o homem acendeu um explosivo no altar. Imagens de uma câmera de segurança flagraram a ação ocorrida na quarta-feira (30).

Continua depois da publicidade

Conforme o vídeo gravado mostra, o homem invade a Igreja Matriz Santo Estanislau, tenta abrir o sacrário, mas sem sucesso. Em seguida, ele acende uma espécie de explosivo, coloca sobre o altar e sai correndo do local. O artefato pega fogo e o som alto da explosão chama atenção. 

O caso circulou pelas redes sociais e revoltou os fiéis. “Fim dos tempos, nem os lugares sagrados tem sossego” e “no mínimo, intolerância religiosa. Respeito o que é importante para você, e em troca peço respeito ao que é sagrado para mim. Porém se for isso, é muito triste, Deus é um só e o respeito é a base de uma convivência saudável”, publicaram algumas pessoas na web.

De acordo com o delegado Cassiano Tiburski, a Polícia Civil já instaurou inquérito e está investigando possível crime de dano qualificado e de vilipêndio a objeto de culto religioso, assim como a possibilidade de enquadramento em outros tipos penais, em outros crimes. 

— O local vai passar por perícia hoje e vão ser feitas diligências para a coleta das imagens, das evidências, dos arquivos originais e também a identificação de testemunhas para a instrução do inquérito — afirma o delegado.

Continua depois da publicidade

Em nota, a Arquidiocese de Joinville manifestou profunda tristeza diante do caso. “A referida igreja, além de ser patrimônio histórico tombado em nível estadual e federal, é também um espaço de fé, oração e encontro com Deus, que representa a tradição religiosa e cultural da comunidade local”, publicou.

Também destacou que, neste momento, os fiéis devem se reunir em oração pela comunidade. “Neste momento, unimo-nos em oração ao pároco, aos fiéis e a toda a comunidade. Reiteramos
nosso repúdio a qualquer ato de desrespeito ao Sagrado e confiamos na atuação das
autoridades competentes para o esclarecimento dos fatos. Que a Virgem Maria interceda por todos nós, fortalecendo-nos na fé e na esperança”, finalizou em nota.

Veja vídeo da ação

Igreja de SC é patrimônio tombado

O crime cometido pelo homem ainda poderá ter um agravante. Isso porque a Igreja Matriz Santo Estanislau, construída por imigrantes poloneses e inaugurada em 1922, foi tombada pela Fundação Catarinense de Cultura em 1998. Nove anos depois, em 2007, foi tombada também pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Leia também

Caminhão com fundo falso é flagrado com mais de 3 toneladas de maconha em Guaramirim

FOTOS: Passagem de ciclone tropical causa danos e alagamentos em Balneário Barra do Sul

Conheça Flora, nova mascote do Bosque São Bento que foi doada por fiéis de SC