O homem suspeito de ter explodido um rojão no altar de uma igreja centenária de Itaiópolis, no Planalto Norte catarinense, foi alvo de uma ação policial na segunda-feira (4). Celular e computador do investigado foram recolhidos e deverão passar por perícia.

Continua depois da publicidade

Conforme a Polícia Civil, mandado de busca e apreensão contra o suspeito foi cumprido na casa dele, em Mafra. 

— Suspeitas de que nos dispositivos possam conter indícios, provas sobre o crime investigado e, quem sabe, de outros planejamentos, a respeito de atentados dessa natureza — comentou o delegado Cassiano Tiburski em postagem nas redes sociais.

Veja imagens da explosão em igreja de SC

Ainda segundo o investigador, no local a Polícia Civil conversou com a mãe do suspeito, que informou que o homem faz tratamento para doença psiquiátrica, mas que não vinha tomando os remédios corretamente e, inclusive, teria tido surtos nos últimos dias por não se medicar.

O homem é investigado por vilipêndio religioso e dano ao patrimônio por ter explodido um rojão no altar da Igreja Matriz Santo Estanislau, que tem mais de 100 anos e foi tombada  pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2007.

Continua depois da publicidade

Imagens de uma câmera de segurança flagraram a ação ocorrida em 30 de julho. Conforme o vídeo gravado mostra, o homem invade a Igreja Matriz Santo Estanislau, tenta abrir o sacrário, mas sem sucesso. Em seguida, ele acende uma espécie de explosivo, coloca sobre o altar e sai correndo do local. O artefato pega fogo e o som alto da explosão chama atenção. 

O caso circulou pelas redes sociais e revoltou os fiéis. “Fim dos tempos, nem os lugares sagrados tem sossego” e “no mínimo, intolerância religiosa. Respeito o que é importante para você, e em troca peço respeito ao que é sagrado para mim. Porém se for isso, é muito triste, Deus é um só e o respeito é a base de uma convivência saudável”, publicaram algumas pessoas na web.

No dia seguinte ao ocorrido, em nota, a Arquidiocese de Joinville manifestou profunda tristeza diante do caso. “A referida igreja, além de ser patrimônio histórico tombado em nível estadual e federal, é também um espaço de fé, oração e encontro com Deus, que representa a tradição religiosa e cultural da comunidade local”, publicou.

Também destacou que, neste momento, os fiéis devem se reunir em oração pela comunidade. “Neste momento, unimo-nos em oração ao pároco, aos fiéis e a toda a comunidade. Reiteramos nosso repúdio a qualquer ato de desrespeito ao Sagrado e confiamos na atuação das autoridades competentes para o esclarecimento dos fatos. Que a Virgem Maria interceda por todos nós, fortalecendo-nos na fé e na esperança”, finalizou em nota.

Continua depois da publicidade

Veja vídeo da ação


Vídeo por: Redes Sociais”>

Leia também

“Extrema crueldade”: homem que mandou matar cachorra a pauladas é condenado em Joinville

Homem perde tudo durante incêndio que atingiu duas casas em SC: “Só com a roupa do corpo”

VÍDEO: Vereador passa mal durante sessão na Câmara de Massaranduba