nsc
dc

Susto

Homem é salvo com manobra de Heimlich em restaurante às margens da BR-116; veja o vídeo

A vítima não apresentava sinais vitais no momento do atendimento, mas logo voltou a respirar de acordo com relato da ocorrência

01/12/2021 - 09h23 - Atualizada em: 09/12/2021 - 08h01

Compartilhe

Isadora
Por Isadora Nolf
Homem desmaia ao engasgar com pedaço de alimento
Momento em que homem ajuda a fazer a manobra de Heimlich na vítima
(Foto: )

Um homem de 38 anos desmaiou ao se engasgar com a comida na última sexta-feira e foi salvo em um restaurante às margens da BR-116 em São Paulo. A ocorrência foi registrada na última sexta-feira (26/11), porém veio à tona apenas nesta semana depois que um vídeo viralizou (veja abaixo). Ele passa bem e não sofreu sequelas.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O caso aconteceu durante uma pausa em uma viagem de ônibus de Curitiba (PR) a São Paulo (SP), no restaurante da parada Graal Petropen. Imagens das câmeras de segurança do local mostram a vítima passando mal e desmaiando repentinamente, o que causou preocupação das pessoas que estavam no entorno dele.

Conforme testemunhas, o homem não apresentava sinais vitais, característica comum de casos de obstrução das vias aéreas. Uma pessoa que estava no restaurante tentou ajudar o rapaz, e logo em seguida chegou uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Os agentes concluíram a chamada manobra de Heimlich, que o outro homem tinha tentado fazer. E, então, a vítima foi capaz de expelir o alimento. Segundos depois, ele recuperou a respiração e a consciência. 

Confira o vídeo do momento em que a vítima passa mal, desmaia e é salva:

Por volta de 20h50min, uma ambulância foi chamada para prestar atendimento e avaliar o quadro do homem, que foi liberado em seguida. Ele precisou seguir viagem em outro ônibus coletivo. 

O que é a manobra de Heimlich

Em situações graves, a obstrução das vias aéreas — que normalmente é causada por engasgos com alimentos sólidos ou outros objetos — pode levar à morte por asfixia. Em casos assim, a manobra de Heimlich é a melhor forma de proceder. 

Esta manobra de primeiros socorros consiste, basicamente, em pressionar o diafragma da vítima causando uma tosse forçada, fazendo com que o objeto que esteja impedindo a respiração seja expelido. Para isso, os seguintes passos devem ser seguidos:

  1. Posicionar-se atrás da vítima e envolvê-la com os braços;
  2. Colocar as mãos em punho contra a "boca do estômago" da pessoa, entre o umbigo e a caixa toráxica;
  3. Puxar ambas as mãos para dentro e para cima, simulando o movimento de erguer a pessoa do chão.

*Sob supervisão de Lucas Paraizo

Leia mais:

Homem morre asfixiado após atear fogo em terreno em Galvão, no Oeste de SC

SC proíbe eventos ao ar livre sem controle do público para conter Covid-19

Colunistas