
Susto
A vítima não apresentava sinais vitais no momento do atendimento, mas logo voltou a respirar de acordo com relato da ocorrência
Um homem de 38 anos desmaiou ao se engasgar com a comida na última sexta-feira e foi salvo em um restaurante às margens da BR-116 em São Paulo. A ocorrência foi registrada na última sexta-feira (26/11), porém veio à tona apenas nesta semana depois que um vídeo viralizou (veja abaixo). Ele passa bem e não sofreu sequelas.
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
O caso aconteceu durante uma pausa em uma viagem de ônibus de Curitiba (PR) a São Paulo (SP), no restaurante da parada Graal Petropen. Imagens das câmeras de segurança do local mostram a vítima passando mal e desmaiando repentinamente, o que causou preocupação das pessoas que estavam no entorno dele.
Conforme testemunhas, o homem não apresentava sinais vitais, característica comum de casos de obstrução das vias aéreas. Uma pessoa que estava no restaurante tentou ajudar o rapaz, e logo em seguida chegou uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Os agentes concluíram a chamada manobra de Heimlich, que o outro homem tinha tentado fazer. E, então, a vítima foi capaz de expelir o alimento. Segundos depois, ele recuperou a respiração e a consciência.
Confira o vídeo do momento em que a vítima passa mal, desmaia e é salva:
Por volta de 20h50min, uma ambulância foi chamada para prestar atendimento e avaliar o quadro do homem, que foi liberado em seguida. Ele precisou seguir viagem em outro ônibus coletivo.
Em situações graves, a obstrução das vias aéreas — que normalmente é causada por engasgos com alimentos sólidos ou outros objetos — pode levar à morte por asfixia. Em casos assim, a manobra de Heimlich é a melhor forma de proceder.
Esta manobra de primeiros socorros consiste, basicamente, em pressionar o diafragma da vítima causando uma tosse forçada, fazendo com que o objeto que esteja impedindo a respiração seja expelido. Para isso, os seguintes passos devem ser seguidos:
*Sob supervisão de Lucas Paraizo
Homem morre asfixiado após atear fogo em terreno em Galvão, no Oeste de SC
SC proíbe eventos ao ar livre sem controle do público para conter Covid-19