nsc
dc

Presentes de natal

Comércio tem horário ampliado até a véspera de Natal em Florianópolis, Joinville e Blumenau

Além de impulsionar o comércio, medida busca evitar as aglomerações

08/12/2020 - 05h45 - Atualizada em: 08/12/2020 - 11h05

Compartilhe

Clarissa
Por Clarissa Battistella
Calendário amplia horário de atendimento até 24 de dezembro, véspera de Natal
Calendário amplia horário de atendimento até 24 de dezembro, véspera de Natal
(Foto: )

O horário de atendimento do comércio foi ampliado em Florianópolis, Joinville e Blumenau durante o período que antecede o Natal (24). Os moradores das três principais cidades já podem fazer suas compras durante o turno adicional, adotado, dessa vez, para evitar as aglomerações que contribuem para a disseminação do coronavírus.

> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

A medida, que também deve impulsionar o comércio, é válida até o dia 24 de dezembro e foi recomendada pelo governo estadual, que também decretou toque de recolher em todas as cidades durante 15 dias, a contar do dia 5. Cada cidade montou o seu cronograma, em convenção coletiva e conforme suas necessidades. 

Horários de atendimento em cada cidade

Florianópolis

Entre 8 e 12 de dezembro, o comércio de rua fica aberto às 20h no Centro, de segunda a sexta, e das 9h às 16h no sábado. Entre os dias 14 a 23 de dezembro, o comércio funciona até 21h, com exceção do sábado, que deve fechar às 20h. 

Na véspera do Natal, dia 24, as lojas funcionam até às 17h e nos domingos elas não abrem. Nos bairros e praias, as lojas podem funcionar até às 22h.

Nos shoppings o horário de funcionamento será mantido das 10h às 22h, de segunda a sábado, e aos domingos das 14h às 20h. No dia 31 de dezembro, no entanto, eles devem ficar abertos apenas até às 17h.

> Lotação de leitos de UTI chega a 97% na Grande Florianópolis

Presidente da CDL de Florianópolis, Ernesto Caponi, entende a decisão de estender o tempo de atendimento do comércio importante para que os consumidores se sintam mais seguros ao circular com mais segurança durante a noite. Caponi também reafirma que todos os cuidados de enfrentamento ao coronavírus são reforçados em época de maior fluxo:

> Prefeitura de Florianópolis acredita na "arte do convencimento" para verão seguro

- Sabemos que todos os cuidados são essenciais para combater esse inimigo invisível, por isso a CDL de Florianópolis irá reforçar os cuidados com a desinfecção dos ambientes, o uso de máscara, a assepsia das mãos e a medição de temperatura dos colaboradores e consumidores.

Joinville

Entre 7 a 11 de dezembro, o comércio de rua deve ficar aberto até às 20h em Joinville. No sábado, dia 12, as lojas devem funcionar até às 18h. No domingo (13), ao contrário de Florianópolis, o comércio também deve abrir das 14h às 20h.

Na semana seguinte, de 14 a 18 de dezembro, o atendimento ganha mais uma hora. Nesse período, as lojas podem ficar abertas até às 21h. No sábado (19), os estabelecimentos podem atender até as 19h e, no domingo, das 10h às 19h. 

> Toque de recolher: entenda o que está proibido e o que será liberado em SC

Na semana do Natal, até o dia 23, os clientes têm até às 22h para fazer suas compras. Já no dia 24, o comércio abre apenas até às 14h.

Nos shoppings de Joinville, a alteração de horários ocorre somente aos domingos e na véspera do Natal: no dia 6 de dezembro as lojas podem atender das 10 às 20 horas; nos dias 13 e 20, das 10 às 22 horas. No dia 24, as lojas funcionam até as 16 horas. 

O comércio fecha nos dias 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro.

​> “É melhor abrir por mais tempo e com menos pessoas”, diz pesquisador sobre comércio

A CDL Joinville estima que o aumento no volume de vendas em dezembro de 2020 seja superior a 5% em comparação com o período natalino de 2019, antes da pandemia do coronavírus. Presidente da entidade, José Manoel Ramos, avalia que a possibilidade de ampliação do horário de atendimento no fim de ano para as lojas de rua e shoppings deve não só evitar aglomerações, mas, também, contribuir com o comércio:

- Funcionários e clientes são obrigados a usar máscaras, manter o distanciamento e a constante higienização das mãos com a oferta de álcool em gel para todos.

Blumenau

A ampliação dos horários em Blumenau também é gradual. Entre 7 e 12 de dezembro, o comércio de rua de Blumenau funcionará até às 20h, todos os dias. 

> Hospitais do Vale alertam sobre golpe que usa nomes de médicos para pedir dinheiro

Nas semanas seguintes, de 14 a 23, as lojas podem permanecer abertas até às 21h. O turno sofre alterações apenas aos domingos, que abrirão nos dias 13 e 20, das 16h às 20h, conforme novo acordo entre os sindicatos patronal e laboral. Nas vésperas de Natal, dia 24, e Reveillon, 31, o comércio de rua funcionará até 13h. 

Nos shoppings, o horário das lojas será estendido das 10h às 22h30min de 18 a 23. Nos dias 24 e 31, o horário será das 10h às 15h. Os supermercados permanecem com os horários normais de operação durante todo o mês, com horário reduzido até 18h nos dias 24 e 31.

> Entenda o que está liberado e proibido em cada região de SC

Conforme determinação da convenção coletiva, os comércios de rua, shoppings centers e os supermercados permanecerão fechados no dia 25 de dezembro e no 1º de janeiro de 2020.

Região

Além de Blumenau, o horário de natal abrange ainda as cidades de Ascurra, Apiúna, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.

Leia também

Suspeito de matar mulher a facadas em Gaspar é preso em Brusque

Integrantes de facção criminosa e suspeitos de matar policial no Pará são presos em Florianópolis

Bebê de 15 dias morre esmagado enquanto dormia com os pais em Caçador

Colunistas