O Hospital Santa Isabel, em Blumenau, atingiu um marco importante no último fim de semana: fez sete transplantes renais em um intervalo de 48 horas. O número está acima da média semanal, que gira em torno de três a quatro procedimentos semanais, conforme divulgou a unidade nesta terça-feira (10).

Continua depois da publicidade

O fato não é inédito, mas pouco comum. Em outros episódios, o hospital já chegou a fazer cinco transplantes em um único dia. Também houve um momento com 13 transplantes em quatro dias. Somente neste ano, foram mais de 80 pacientes que passaram pela cirurgia.

O transplante renal exige uma operação complexa. As cirurgias são realizadas, sempre que possível, em menos de 24 horas após a doação do órgão, o que aumenta as chances de sucesso do procedimento e contribui para uma recuperação mais rápida dos pacientes.

Anualmente, são cerca de 180 transplantes de rim no Hospital Santa Isabel.

— Tudo é feito com um grande trabalho em equipe que conta com o empenho de diversos profissionais: médicos nefrologistas, cirurgiões, anestesistas, equipe de enfermagem e muitos outros que atuam com um único objetivo – salvar vidas — afirma o cirurgião geral Augusto Dalazen.

Continua depois da publicidade

Transplantes de órgãos no HSI

Desde 1980, o Hospital Santa Isabel já realizou mais de 4,6 mil transplantes, se tornando o maior transplantador do Estado, com destaque também para doações de múltiplos órgãos. Tudo graças à generosidade de dezenas de famílias que autorizaram a doação dos órgãos dos familiares.

O hospital, que conta com uma Comissão Hospitalar de Transplantes e Ambulatório de Transplantes, teve no ano passado a menor taxa de recusa à doação de órgãos em Santa Catarina — de 15,9%.

Leia mais

“Não queria que outra família perdesse um filho”, diz mãe após “sim” à doação de órgãos

Famílias dizem “sim” à doação de órgãos em SC mesmo em meio à dor: “Seria hipocrisia falar não”