Um idoso de 67 anos diagnosticado com Covid-19 foi encontrado morto em casa um dia após ter alta hospitalar em Xanxerê, no Oeste de SC. Segundo a Polícia Militar (PM), José Carlos Tomazini foi localizado por volta das 6h desta quarta-feira (3) já sem vida sentado no sofá da residência. Na segunda (1º), ele foi levado pelo Samu até o Hospital Regional São Paulo, sendo liberado na manhã de terça (2).
Continua depois da publicidade
De acordo com o Capitão Neivo Risson, a PM foi acionada por um conhecido do idoso. José Carlos morava sozinho em uma casa no bairro Pinheiro. O corpo foi encaminhado ao Instituto Geral de Perícias (IGP) e liberado em seguida. O enterro ocorreu na manhã desta quarta no cemitério de Ipuaçu, município vizinho de Xanxerê.
> Clique aqui e receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp
Procurado, o Hospital Regional São Paulo (HRSP) informou que o paciente foi atendido, medicado e que foram feitos todos os exames solicitados pelo médico.
A causa da morte, segundo a prefeitura de Xanxerê, foi a Covid-19. Segundo a administração, José Carlos começou a apresentar sintomas na quarta-feira da semana passada (24).
Continua depois da publicidade
O idoso procurou atendimento médico no sábado (27), data em que testou positivo para a doença. Na ocasião, ele passou um dia em observação no Ambulatório de Campanha. Ainda de acordo com a prefeitura, ele foi liberado por estar clinicamente estável.
> Gêmeas que mudaram de sexo em Blumenau recebem alta; veja a repercussão internacional
Os profissionais de saúde teriam orientado também para que ele retornasse caso apresentasse qualquer sintoma mais grave. José Carlos tinha comorbidades, segundo a prefeitura.
Momento crítico
Xanxerê enfrenta o momento mais crítico da pandemia. Na terça-feira, três pacientes morreram num intervalo de sete horas. Todos eles aguardavam por um leito de UTI. Nesta quarta, além de José Carlos, a Covid-19 fez outra vítima. A idosa de 81 anos também esperava por leito na Terapia Intensiva.
> Prefeito de Xanxerê chora e apela por ajuda: “estamos dando um grito de socorro”
Na terça-feira, o HRSP emitiu um comunicado alertando sobre a situação da unidade.”Vamos começar a perder vidas de muitos pacientes”, disse o texto publicado nas redes sociais. Nesta quarta, 30 pessoas aguardavam por um leito de UTI no hospital.
Continua depois da publicidade
Leia mais:
Mais 91,2 mil doses da CoronaVac chegam a SC nesta quarta
Após flagrar paciente com Covid-19 na rua, profissional de saúde de SC faz apelo em áudio
Paciente de Blumenau em UTI Covid toma banho de sol durante chamada de vídeo com esposa e netos