Servidores e estudantes do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) vão às urnas nesta quinta-feira (15) para escolher o novo reitor e os novos diretores-gerais dos 22 campus da instituição. A votação ocorre das 9h às 21h, em todos os campus e na reitoria.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Concorrem ao cargo de reitor o atual reitor e professor Maurício Gariba Júnior, que busca a reeleição, os também professores Jesué Graciliano da Silva e Zízimo Moreira Filho, que apresentaram candidaturas em oposição à atual gestão. Já nos 22 campus, 11 têm candidaturas únicas para a direção-geral.
A votação será presencial, nas seções eleitorais organizadas pelas comissões eleitorais locais. O processo será realizado com uso de urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC).
Este é considerado o maior processo eleitoral da história da instituição, já que nas eleições mais recentes, em 2019, a votação ocorreu em 21 campus. No total, 26,4 mil pessoas estão aptas a votar, sendo 1,4 mil professores, 1,1 mil técnicos e 23,8 mil estudantes.
Continua depois da publicidade
Votação
Conforme o regulamento do processo eleitoral, poderão votar os servidores do quadro de pessoal ativo permanente, além dos estudantes regularmente matriculados nos cursos de ensino médio, técnico, de graduação e de pós-graduação, presenciais ou a distância.
Para votar, os eleitores devem apresentar documento de comprovação de vínculo institucional (crachá, no caso dos servidores, e carteira estudantil, no caso dos estudantes) ou outro documento oficial de identificação com foto.
Apuração
A apuração dos votos será iniciada após o encerramento da votação. Os resultados serão divulgados na sexta-feira (16), até as 14h. Caso o índice obtido pelo primeiro colocado não seja superior ao somatório dos índices dos demais candidatos, será realizada consulta em segundo turno.
Leia também
Desembargador de SC que marcou época no Judiciário se despede do TJ
‘Apego emocional’: casal disputa guarda de bebê reborn na Justiça após divórcio