Imagens aéreas captadas pela equipe da Polícia Científica mostram os prejuízos após o incêndio que atingiu o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, em Palhoça. De acordo com o governo catarinense, o fogo consumiu uma área superior a 800 mil metros quadrados, equivalente a 80 campos de futebol.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O incêndio aconteceu no início de abril, e os bombeiros levaram cerca de 19 horas para combater as chamas. Após um mês do ocorrido, a Polícia Científica realizou uma nova perícia para confirmar a extensão dos danos ambientais e os prejuízos econômicos.

Inicialmente os agentes observaram a cena, fotografaram a área afetada e coletaram os vestígios que pudessem auxiliar nas investigações da causa do incêndio e identificação de possíveis responsáveis . Também foi necessário monitorar o tamanho da área afetada pelo fogo, para avaliar o risco potencial sobre as residências próximas.

Veja fotos da área atingida pelo incêndio

Imagens mostram área afetada pelo incêndio
Imagens mostram área afetada pelo incêndio (Foto: Polícia Científica, Divulgação)
Imagens mostram área afetada pelo incêndio
Imagens mostram área afetada pelo incêndio (Foto: Polícia Científica, Divulgação)

Prejuízos ambientais

O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro é considerado a maior unidade de conservação em terras catarinenses. Embora o prejuízo ambiental causado ainda esteja em fase de cálculo e avaliação, com base nos vestígios coletados, é fato que o incêndio na região causou danos significativos à biodiversidade e serviços ecossistêmicos, como a regulação do clima e a purificação do ar e da água.

Continua depois da publicidade

Por esse motivo, se torna fundamental que sejam realizados esforços para minimizar os impactos do incêndio e promover a recuperação ambiental da região afetada. Ações como o plantio de mudas, a recuperação de áreas degradadas e a promoção da educação ambiental podem contribuir para a recuperação dos ecossistemas, bem como a redução dos impactos ambientais causados por incêndios e outras atividades humanas.

Incêndio na Serra do Tabuleiro se alastrou a partir de fogo em entulho

Veja vídeo dos estragos na Serra do Tabuleiro

Destaques do NSC Total