Imagens de um drone utilizado pelo Grupo de Resgate em Montanha (GRM) durante o percurso de resgate de Letícia Silva Budal, 20 anos, mostram local da cachoeira em que a jovem escorregou. A universitária morreu no último sábado (15), após cair de aproximadamente 50 metros dentro de uma cachoeira. 

Continua depois da publicidade

A gravação inicia próximo ao chão e faz o caminho inverso da queda, onde a equipe de resgate se instalou, e sobe em direção ao ponto de onde a jovem teria caído, na borda da trilha. No vídeo é possível ver o caminho sinuoso da cachoeira, além das pedras e vegetação.

Veja o vídeo:

A queda

Letícia fazia uma trilha com a família em um acampamento recreativo de Pirabeiraba, quando caiu na água e desapareceu. Segundo Robertson Christhopher Lach, que faz parte da equipe operacional do GRM, a suspeita é de que ela tenha se aproximado da borda da trilha para tentar ver a cachoeira e tenha escorregado nas pedras.

Lach explica que, neste local, existem duas cachoeiras. Uma de acesso mais fácil e a segunda, de acesso mais íngreme, que leva bem ao centro da cachoeira, em uma espécie de platô, onde finaliza a trilha — local em que a família estava.

— Nesta trilha, não dá pra ver a cachoeira de cima e, provavelmente, ela tentou chegar mais perto e, como lá tem muitas pedras lisas, ela pode ter escorregado e caído da altura de 50 metros — explica.

Continua depois da publicidade

O resgate

Sua morte foi constatada pelos socorristas ainda no sábado, mas pela dificuldade de acesso à area do acidente e pela baixa visibildade durante a noite, o que interrompeu a operação de resgate, o corpo de Letícia só foi encontrado na tarde de domingo (16), após 10 horas de trabalho das equipes. 

Mais de 40 pessoas se envolveram nas buscas, entre equipes do Grupo de Resgate em Montanhas (GRM) e do Corpo de Bombeiros Voluntários. O helicóptero Águia da Polícia Militar também participou das buscas.

As equipes usaram cordas para chegar ao ponto exato da queda, colocaram o corpo em maca rígida e depois precisaram fazer uma trilha de 40 minutos em condições normais. Depois disso, o corpo foi entregue ao IML. 

Conforme apurado pelo g1, a morte de Letícia é investigada pela 6ª Delegacia de Polícia de Joinville. De acordo com a Polícia Civil, o inquérito vai ser instaurado assim que os laudos periciais e demais diligências preliminares ficarem prontos.

Continua depois da publicidade

A imagem a seguir retrata os locais de foco da operação:

Queda em cachoeira de Pirabeiraba
Imagem da cachoeira mostra onde vítima caiu (Foto: GRM / Divulgação)

Na imagem acima, o ponto azul escuro mostra a base da trilha, de onde parte da equipe de resgate saiu. O círculo laranja foi onde o corpo foi encontrado. Já a sinalização em azul claro é de onde a vítima provavelmente caiu. 

Veja fotos do resgate

Equipes dos bombeiros e GRM atuaram no resgate ao corpo de Letícia
Equipes dos bombeiros e GRM atuaram no resgate ao corpo de Letícia – (Foto: GRM/Divulgação)
Grupo percorreu todo percurso que jovem fez durante a queda
Grupo percorreu todo percurso que jovem fez durante a queda – (Foto: GRM/Divulgação)
As equipes usaram cordas para chegar ao ponto exato da queda e colocaram o corpo em maca rígida
As equipes usaram cordas para chegar ao ponto exato da queda e colocaram o corpo em maca rígida – (Foto: GRM/Divulgação)
Foram mais de dez horas de trabalho para o resgate do corpo
Foram mais de dez horas de trabalho para o resgate do corpo – (Foto: GRM/Divulgação)
Mais de 40 pessoas se envolveram na operação
Mais de 40 pessoas se envolveram na operação – (Foto: GRM/Divulgação)
Grupo iniciou os trabalhos no sábado, mas devido às condições da trilha, retornaram na manhã de domingo
Grupo iniciou os trabalhos no sábado, mas devido às condições da trilha, retornaram na manhã de domingo – (Foto: GRM/Divulgação)

Letícia era universitária

Letícia era natural de Joinville e cursava Engenharia de Produção e Sistemas na Udesc. Nas redes sociais, colegas de faculdade a definiram como uma pessoa “doce e gentil”

O corpo da jovem foi sepultado na tarde de segunda-feira (17), no Cemitério Parque Jardim das Flores, na Avenida Santos Dumont.

Leia mais:

Morte de jovem em cachoeira de Joinville comove amigos e familiares: “Nossa estrelinha”

Continua depois da publicidade

Identificado jovem de 14 anos que morreu após cair de cachoeira em Santo Amaro da Imperatriz