A Defesa Civil confirmou na manhã desta terça-feira (23) que Alfredo Wagner, na Grande Florianópolis, registrou a formação de uma nuvem de funil na manhã do último domingo (21). De acordo com o órgão estadual, nenhum estrago foi registrado na cidade, visto que o fenômeno é caracterizado por não tocar o solo.
Continua depois da publicidade
A nuvem de funil foi registrada por volta de 8h40min, após o avanço de uma frente fria por Santa Catarina no último domingo. Segundo a Defesa Civil, a identificação do fenômeno foi possível através de imagens e relatos feitos no local (veja abaixo).
As imagens mostram que a nuvem de funil apresenta rotação, mas não toca o solo e, por isso, não provocou estragos. O tornado é classificado quando o sistema avança sobre o chão, provocando danos. A Defesa Civil reforçou que esteve em Alfredo Wagner e confirmou que nenhum estrago foi causado na região.
Veja as fotos da nuvem de funil em SC
Tempestade associada a um tornado em SC
Ainda no domingo, uma casa chegou a sair do lugar, parando sobre um carro devido a força do vento registrado em Barra Bonita, a menor cidade em número de habitantes de Santa Catarina. A Defesa Civil confirmou que a cidade, assim como em São Miguel do Oeste, teve uma tempestade severa associada a um tornado.
Continua depois da publicidade
Ainda conforme o órgão estadual, até a tarde desta segunda-feira (22), os temporais impactaram 185 casas, deixaram três pessoas desabrigadas e seis desalojadas. Nenhuma morte foi registrada.
Os municípios de Rio negrinho, Barra Bonita, Entre Rios e Calmon já decretaram situação de emergência, segundo a Defesa Civil.
Leia mais
Número de cidades de SC afetadas pelos temporais sobe para 28, estima Defesa Civil






