As fortes chuvas registradas ao longo da tarde e noite desta sexta-feira (7) provocaram diversos estragos em cidades de Santa Catarina. Segundo a Defesa Civil, há registros de ruas alagadas, escola danificada e deslizamentos ocasionados por uma tempestade associada a passagem de um ciclone extratropical. Em Caibi, no Oeste do Estado, os ventos ultrapassaram 85 km/h.

Continua depois da publicidade

Já em Dionísio Cerqueira, as chuvas provocaram estragos em 60 casas, com uma sendo arrancada completamente pela força dos ventos. A cidade também registrou destelhamentos, queda de árvores e danos em uma escola, igreja e em uma empresa de ônibus.

Duas pessoas ficaram feridas, 30 estão desalojadas e cinco ruas foram interditadas. Não há registros de desabrigados. O município decretou situação de emergência, de acordo com publicação no Diário Oficial.

Em Faxinal dos Guedes, ainda no Oeste, os fortes ventos derrubaram uma árvore de grande porte, causaram danos estruturais e deixaram casas destelhadas. Uma residência foi totalmente destelhada, deixando duas pessoas desalojadas, acolhidas por familiares. A cidade avalia o decreto de situação de emergência.

A BR-282 ficou totalmente bloqueada em ambos os sentidos por cerca de três horas devido à queda de árvores e tombamento de caminhão. O trecho só foi liberado por volta das 20h20min.

Continua depois da publicidade

Veja os estragos causados pela passagem de ciclone em SC

Chuvas alagam ruas, destelham casas e causam deslizamentos em SC

Outras cidades do Oeste de Santa Catarina também registraram estragos ocasionados pelas fortes chuvas. Chapecó, por exemplo, registrou alagamentos pontuais em casas e ruas. A Defesa Civil contabilizou três quedas de árvores, 28 casas destelhadas e uma escola ficou danificada. Não há feridos, desabrigados ou desalojados.

Em Xanxerê, o vendaval afetou 125 casas e gerou danos na rede elétrica, com interrupção parcial do fornecimento. A cidade avalia o decreto de situação de emergência. Em Itapiranga, seis postes de energia foram derrubados, com seis casas afetadas e cinco ruas interditadas. O município avalia a solictação de decreto de situação de emergência.

Em Urussanga, no Sul de Santa Catarina, as chuvas intensas provocaram obstrução de drenagem em loteamento, com deslizamentos registrados nos bairros Santana e Linha Rio Maior. Nenhuma casa foi afetada e não há registros de desabrigados.

Continua depois da publicidade

Veja os vídeos das fortes chuvas em SC