A produção industrial catarinense cresceu 1,1% em abril deste ano, o segundo maior crescimento do país, atrás apenas do Rio Grande do Sul (2,2%), de acordo com dados do Observatório Fiesc. O bom desempenho foi puxado pelo setor de material plástico, que tem se destacado ao longo do ano.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Para o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, a alta no setor de material plástico é influenciada pela posição estratégica das indústrias catarinenses no fornecimento de embalagens para o setor alimentício.

Outro destaque é a produção de equipamentos elétricos, que aumentou 6,4% no mês, estimulada, principalmente, por vendas internacionais, com exportações de transformadores elétricos para os EUA e para o Chile, além de painéis e condutores elétricos para a Argentina.

No setor automotivo, Santa Catarina cresceu 6,2%, enquanto a média brasileira apresentou queda de 4,6% em abril. O estado é um importante fornecedor de insumos automotivos para os Estados Unidos e vários países da Europa, como Itália, Alemanha e Reino Unido.

Continua depois da publicidade

Por que SC se destaca na indústria?

A diversidade regional da indústria catarinense é o que faz o Estado se destacar, como explica o economista do Observatório Fiesc, Marcelo de Alburque.

— O Estado tem, dentro do seu território, polos industriais muito característicos da cultura de cada região. Assim, Santa Catarina se beneficia nos diferentes ciclos econômicos ao longo do ano que cada setor possui.

Por exemplo, quando há aumenta das exportações para Ásia no setor de alimentos e bebidas, a região Oeste se beneficia. Em equipamentos elétricos e metal mecânica, o destaque vai para o Norte e Nordeste. Já o Litoral lidera na construção civil.

Leia também

Queda do dólar provoca “efeito cascata” positivo na economia de SC no próximo semestre

Startups de SC usam Inteligência Artificial para detectar câncer e impulsionar turismo

ChatGPT é usado para criar gin e vodka premium em empresa de SC

Destaques do NSC Total