nsc
dc

Opinião

Inovação: os dois lados da moeda

Uma empresa de sucesso pode ser medida pela sua simplicidade e a maneira como resolve os problemas

02/09/2021 - 07h00

Compartilhe

Por Redação NSC
teclado, computador, tecnologia
Crise exigiu dos empreendedores foco, resiliência e um olhar atento para a criatividade e inovação
(Foto: )

Um fenômeno impressionante que ocorre quase sempre sem exceção e desde os primórdios da humanidade é a lei da inovação e da compensação. Essa afirmativa nos remete para os seguintes questionamentos: O que buscar? Qual é o maior objetivo? 

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

As perguntas que são feitas diante dos desafios que nos são dados e a tentativa de explorar novos caminhos aumentam os estímulos. Assim como a mudança de profissão, de estado ou até abrir o próprio negócio em busca de novas oportunidades. Se souber o que buscar, então, saberá fazer das adversidades oportunidades.

Mesmo diante do cenário incerto, milhões de brasileiros, movidos pela crise, passaram a apostar no empreendedorismo como uma possibilidade de renda. Se por um lado empreender foi a solução encontrada por milhares de pessoas para passar pela crise, por outro, para muitos empreendedores que já atuavam antes da pandemia de Covid-19, a chegada dela foi seriamente desafiadora para os negócios. A crise exigiu dos empreendedores foco, resiliência e um olhar atento para a criatividade e inovação.

> Com tecnologia de ozônio, empresa de SC cresce 1.000% na pandemia

Como conseguir inovar em micro e pequenas empresas quando grande parte dos micro e pequenos empresários se enganam ao acreditar que o assunto não diz respeito ao seu próprio negócio e que a inovação só é possível com altos investimentos? 

Outros pensam não terem os talentos de Bill Gates, Steve Jobs ou Jeff Bezos: os geniais criadores da Microsoft, Apple e Amazon, identificados com produtos e serviços revolucionários. É preciso estar atento às mudanças do mercado, às necessidades da sociedade e às formas como os negócios estão sendo realizados.

> Seus dados na internet: curso pioneiro no Brasil alerta para riscos, direitos e deveres

Empreender se trata de constantemente ampliar a visão sobre o que mercado precisa a partir do porte da empresa e os objetivos em cada segmento, além de ter flexibilidade e resiliência para se adaptar. Uma empresa de sucesso pode ser medida pela sua simplicidade e a maneira como resolve os problemas e a demanda do maior número de pessoas.

*Por Renan Reis Gomes - Agente Local de Inovação - ALI.

Leia também

Spotify permitirá cobrança por assinaturas de podcasts

Tecnologia no combate a obras irregulares e desmatamento

TRX e-sports fatura título nacional de LOL

Colunistas