nsc
dc

PODCASTS

Spotify permitirá cobrança por assinaturas de podcasts

Função estará disponível a partir de setembro, mas ainda restrita a criadores de conteúdo americanos

24/08/2021 - 12h32

Compartilhe

João
Por João Scheller
Imagem mostra tela do aplicativo com opção de inscrição paga em um podcast
Opções de assinaturas estarão disponíveis no Spotify a partir de setembro
(Foto: )

O Spotify passará a permitir a cobrança por assinaturas para todos os podcasters dos Estados Unidos a partir do dia 15 de setembro. A nova opção de assinatura estará disponível para ouvintes de todos os países, mas num primeiro momento, somente produtores de conteúdo americanos poderão utilizar a nova modalidade. Procurado pela reportagem, o Spotify Brasil ainda não se pronunciou sobre a previsão de chegada das assinaturas aos podcasters brasileiros.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O movimento ocorre depois de a Apple anunciar, no final de abril, que permitiria aos criadores fornecer podcasts pagos por meio de sua plataforma. Uma semana depois, o Spotify também anunciou que iniciaria testes com assinaturas de podcasts, mas até então a ação estava restrita a alguns criadores de conteúdo selecionados. 

O grande diferencial do sistema oferecido pelo Spotify são as taxas cobradas dos podcasters. Enquanto a Apple aplica uma taxa anual de 20 dólares, mais 30% sobre os ganhos no primeiro ano e 15% do segundo em diante, a empresa sueca promete o recolhimento total do valor das assinaturas por parte dos criadores nos primeiros dois anos e uma cobrança de 5% em cima da receita recebida a partir de 2023.

Além disso, o Spotify ainda compartilhará os endereços de e-mail dos assinantes com podcasters para um contato mais direto com os ouvintes e oferecerá mais de 20 diferentes opções de preços de cobrança.

Imagem mostra tela do Anchor com dados sobre inscritos em um podcast
Gerenciamento de assinaturas será feito por meio da plataforma de criação de podcasts Anchor
(Foto: )

Integração com o Anchor

A nova modalidade estará disponível por meio da plataforma de criação de podcasts Anchor, comprada pelo Spotify em 2019. Recentemente a empresa anunciou outras modalidades de integração de seu sistema de podcasts com a plataforma, como a opção de utilizar músicas do catálogo na produção de programas via Anchor — o que, inclusive, já está disponível para usuários brasileiros.

> Como excluir uma página e conta do Facebook

A reportagem entrou em contato com o Spotify para obter uma previsão de quando a funcionalidade estaria disponível para criadores brasileiros, mas até a publicação da matéria ainda não obteve respostas. O texto será atualizado assim que a informação estiver disponível.

Leia também

O que são as variantes do coronavírus e como elas impactam Santa Catarina

Neve em Santa Catarina: saiba em quais cidades é possível ver o fenômeno

Conheça receitas deliciosas para encarar o frio em Santa Catarina

WhatsApp fora do ar? Veja o que fazer

Colunistas