nsc
nsc

Anagê Imóveis

Investir em imóveis durante a pandemia pode ser um bom negócio

Anagê Imóveis, empresa referência no ramo, alcançou o melhor resultado dos últimos seis anos em 2020

25/03/2021 - 13h12

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Investir em imóveis na pandemia
Em um cenário de incertezas, investir no setor imobiliário traz mais segurança e estabilidade.
(Foto: )

A economia brasileira passa por um período de incertezas com a crise do novo coronavírus, e em momentos assim é comum que muitas pessoas se perguntem onde devem investir para ter rentabilidade. É sabido que o investimento imobiliário sempre foi um grande porto seguro para os brasileiros com uma renda extra para investir, entretanto, com outras opções de investimento atrativas no mercado, como aplicação na bolsa de valores e fundos diversos, as pessoas foram provocadas a procurar novas possibilidades.

>> Taxa Selic mais baixa da história contribui com o aquecimento do mercado imobiliário

Para Rodrigo Manteuffel Alves da Silva, responsável pela área administrativa financeira da Anagê Imóveis, a pandemia mostrou que investir em imóveis está sendo bastante interessante nesse período.

— Com a redução da taxa Selic, os investimentos de renda fixa como CDB, Fundo DI e Poupança caíram muito. Suas rentabilidades mensais, que já chegaram a patamares próximos de 1% no passado, hoje estão variando entre 0,12 a 0,20% ao mês. Já quando olhamos para investimentos em renda variável, percebemos uma volatilidade muito grande que proporcionou perdas para muitos investidores — afirma Rodrigo.

Segundo o responsável pela área administrativa financeira da Anagê, o Ibovespa que chegou a 119 mil pontos em janeiro de 2020, foi até 63 mil pontos em março do ano passado e neste ano esteve alto novamente, com 119 mil pontos no primeiro mês do ano. 

Neste cenário, o especialista e o sócio na imobiliária percebem a retomada de interesse no mercado imobiliário pelos investidores que buscam uma rentabilidade melhor que a renda fixa, mas sem o risco da renda variável.

— Esse momento se mostra ainda bastante favorável para investimentos no setor, que deve iniciar um aumento mais significativo de preços no futuro próximo, seja pelo aumento da demanda ou pelo aumento dos preços de materiais de construção — comenta Rodrigo.

Ter um imóvel como investimento

Especialistas do mercado afirmam que mesmo para aquelas pessoas que querem investir, mas não dispõem de todos os recursos para fazer a aquisição do imóvel, os juros do financiamento imobiliário nunca estiveram tão baixos.

Para Rodrigo, considerando o potencial de valorização do imóvel, além do retorno com o aluguel, a conta fica na maioria das vezes atrativa, mesmo contratando financiamento para pagar uma parte do valor total.

>> Entenda como funcionam os empréstimos pessoais e o que é preciso saber antes de solicitar um

Além da facilidade de pagamento, o responsável pela área Administrativa Financeira da Anagê Imóveis destaca outras vantagens de investir em imóveis durante a pandemia. Entre elas, estão:

• Segurança do investimento - Por não sofrerem desvalorizações imediatas por fatores externos, os imóveis são uma boa opção de investimento, uma vez que possibilitam o aumento do patrimônio de forma sólida e sem gerar grandes riscos.

• Valorização do imóvel - Apesar da valorização de um imóvel ser moderada, quem compra sabe que há uma evolução contínua do seu investimento. Além disso, existe a possibilidade do investidor garantir um dinheiro extra alugando o imóvel.

• Diversificação de investimentos - Em um cenário como o atual, é necessário buscar alternativas de investir em algo que traga tranquilidade, especialmente se o objetivo do investimento é a lucratividade a longo prazo.

• Proteção contra inflação - Mesmo que a inflação volte a subir e fique alta, há poucos riscos de um imóvel ser desvalorizado. Muito pelo contrário, a tendência é que os imóveis se tornem cada vez mais procurados, o que pode tornar o seu investimento ainda mais rentável.

Melhores imóveis para investir

Outra dúvida bastante recorrente entre quem deseja investir em imóveis, segundo Rodrigo, é: quais são os melhores imóveis para investir?

De acordo com o responsável pela área administrativa financeira da Anagê Imóveis, existem várias opções consideradas boas para investimento, desde apartamentos residenciais pequenos, imóveis comerciais ou até mesmo terrenos.

Investir em imóveis
Detalhes geográficos e populacionais devem ser levados em conta na hora de investir em imóveis, afirma especialista.
(Foto: )

— Fatores como o valor disponível para investimento, assim como o interesse principal, que pode ser potencial de valorização ou retorno de aluguel, influenciam diretamente na escolha do melhor imóvel para investir. Quando pensamos em maximizar o potencial de valorização do imóvel, opções como imóveis ainda em construção, ou seja, os lançamentos ou terrenos em áreas em crescimento se mostram muito interessantes. Agora, quando olhamos mais para a rentabilidade do aluguel, os imóveis comerciais costumam oferecer um melhor retorno, assim como os apartamentos de pequeno a médio porte, quando pensamos em imóveis residenciais — comenta Rodrigo.

Além disso, o responsável pela área administrativa financeira da Anagê Imóveis chama atenção para fatores como detalhes geográficos e populacionais, e diz que devem ser levados em conta para quem procura investir em imóveis.

— É importante também ficar de olho no déficit habitacional, que é o percentual de habitantes que não têm residência na cidade. Essas pessoas são potenciais locatárias de um imóvel — afirma Rodrigo.

Outra dica do especialista é ficar atento a empreendimentos afastados do centro das cidades e com espaços maiores. Esses ganham cada vez mais destaque nas procuras por imóveis, principalmente porque oferecem um custo-benefício atrativo.

Solidez de patrimônio

A empresária de Joinville, Áurea Raquel Pirmann, revela que decidiu investir em um imóvel, mesmo durante a pandemia, pela solidez do patrimônio, ou seja, para ela trata-se de um investimento que não se tem perdas.

Nesse processo, é fundamental também contar com o suporte de uma empresa que represente segurança e ofereça mais agilidade nos processos. Em relação a escolha pela Anagê Imóveis, Áurea diz que apostou na expertise e credibilidade de um grupo que atua há muitos anos na região.

— A escolha pela Anagê para me auxiliar na compra de um imóvel se deu pelo fato de que quando se faz um investimento como esse, precisa confiar na imobiliária. Além disso, eles oferecem assessoria qualificada de profissionais e atendimento personalizado, de acordo com a necessidade de cada cliente — complementa a empresária.

Está pensando em investir em um imóvel? Entre em contato com a Anagê Imóveis para facilitar esse processo, contanto com segurança e profissionais qualificados.

Leia também

Aluguel sem burocracia: tecnologia é aliada na busca por imóveis

Mesa posta: como compor louças e talheres com criatividade

Último Pop In da temporada traz dicas para reorganizar a mente e redefinir objetivos

Colunistas