A indústria catarinense criou 15,6 mil vagas de emprego em 2022, segundo dados do Observatório Fiesc, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Considerado o polo náutico do Brasil, Itajaí ocupa a primeira posição no ranking das cidades catarinenses que mais contrataram no setor, com 2.286 vagas abertas. (veja ranking abaixo)

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp 

Considerado o polo náutico do Brasil, o município do Litoral Norte de Santa Catarina segue se destacando pela criação de empregos na construção de embarcações para esporte e lazer e estruturas flutuantes.

Outras atividades que empregaram em Itajaí no ano passado foram a recuperação de motores para veículos automotores, atividades ligadas à incorporação de empreendimentos imobiliários, fabricação de produtos do pescado e de produtos de panificação e gelados comestíveis estão entre os setores que mais empregaram em Itajaí.

Veja também: Megaiate milionário construído em SC é atração em Miami

Continua depois da publicidade

Na sequência do ranking aparece Navegantes (1.650), também no Litoral Norte de SC, que se destacou pelas atividades de obras para geração e distribuição de energia elétrica e telecomunicações, construções de edifícios, obras de acabamentos, fabricação de produtos de arroz, panificação e fabricação de móveis.

São José, na Grande Florianópolis, ocupa o terceiro lugar, com 1.239 empregos gerados. Em 2022, as vagas formais foram criadas na construção de edifícios, em serviços de utilidade pública e em instalações elétricas. Além da fabricação de produtos de panificação, sucos de frutas, hortaliças e na fabricação de aparelhos telefônicos e de outros equipamentos de comunicação e de informática.

Além dos três municípios, Itapema (863) e Balneário Camboriú (788) seguem se destacando na abertura de vagas na construção de edifícios. No quinto lugar, está Florianópolis (667), com destaque nas obras de infraestrutura, serviços de utilidade pública e na indústria de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Cidades de SC que mais criaram empregos na indústria

  1. Itajaí: 2.286
  2. Navegantes: 1.650
  3. São José: 1.239
  4. Itapema: 863
  5. Balneário Camboriú: 788
  6. Florianópolis: 667
  7. Videira: 611
  8. São Francisco do Sul: 609
  9. Tijucas: 565
  10. Nova Veneza: 558

Continua depois da publicidade

Conheça o iate de Cristiano Ronaldo construído em SC

Leia também

SC cria 90 mil novos empregos em 2022 e fica na sétima posição no ranking dos estados

Milionários fazem fila de 2 anos para comprar iate igual ao de CR7 em SC

Exportações e importações de SC somam US$ 41 bilhões em 2022, maior valor da história

Destaques do NSC Total