A Polícia Civil divulgou, na noite deste domingo (2), uma lista atualizada com os nomes de 115 mortos na megaoperação do Rio de Janeiro. Apesar de ser considerada uma das vítimas da ação, o nome de Penélope, também conhecida como “Japinha”, apontada como uma das principais combatentes da facção criminosa, não consta no relatório.
Continua depois da publicidade
A nova lista da Polícia Civil é composta apenas por homens, com média de 28 anos. Segundo o documento, dos 115 nomes divulgados, 99 apresentavam histórico criminal e 12 apresentaram indícios de participação no tráfico nas redes sociais.
Nas redes sociais, internautas questionam a morte de Penélope e criam teorias de que ela poderia estar viva: “gente quero saber se a Japinha tá viva ou morta”, publicou uma pessoa no X. “Preciso urgentemente saber se a Japinha está viva”, escreveu outra. “To com hiperfoco a semana toda em saber se Japinha ta viva ou morta”, diz outra publicação.
Veja fotos da “Japinha”
Quem era Japinha
Japinha ganhou notoriedade nas redes sociais por publicar fotos ostentando armas e vestindo roupas militares. Ela era apontada pela polícia como uma das principais combatentes da organização criminosa alvo da operação das forças de segurança nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte, na última semana.
Continua depois da publicidade
Ela morreu após ser atingida por um disparo de fuzil no rosto durante confronto com policiais depois de resistir a abordagem policial. No momento da troca de tiros, ela usava roupa camuflada, colete tático e compartimentos para carregadores de fuzil.
                                    
                            
                            



