A Polícia Civil do Rio de Janeiro informou, durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (29), que abriu um inquérito policial para investigar os corpos retirados de área de mata. Os moradores do Complexo da Penha, na zona norte da cidade, retiraram ao menos 70 homens mortos da mata da Vacaria, na Serra da Misericórdia, e levaram para a Praça São Luca, uma das principais da região, na manhã de quarta.

Continua depois da publicidade

Segundo o delegado Felipe Curi, secretário estadual da Polícia Civil, existem vídeos que compravam que os corpos foram retirados da área de mata, despidos e colocados em via pública. A Polícia Civil vai investigar se houve fraude processual.

— Vale lembrar, para desmistificar certas narrativas, que parece ter ocorrido uma espécie de “milagre” com os corpos que estão aparecendo hoje. Esses indivíduos estavam na mata, equipados com roupas camufladas, coletes e armamentos. Agora, muitos deles surgem apenas de cueca ou short, sem qualquer equipamento, como se tivessem atravessado um portal e trocado de roupa — declarou.

Ainda durante a coletiva, o delegado informou que a investigação feita pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes resultou na expedição de 180 mandados de busca e apreensão e 70 mandados de prisão no Rio. Além disso, houve 30 mandados de prisão para traficantes do Pará.

No total, segundo Curi, 113 pessoas foram presas, sendo 33 de outros estados, 10 menores infratores foram apreendidos, 119 pessoas morreram, sendo quatro policiais. A megaoperação também resultou na apreensão de 91 fuzis, 26 pistolas e um revólver.

Continua depois da publicidade

Veja fotos da megaoperação

Megaoperação no Rio de Janeiro

De acordo com números do Palácio Guanabara, esta é considerada a operação mais letal da história do Rio de Janeiro, com 64 mortes confirmadas, inicialmente — no entanto, apenas 58 mortes foram citadas por Castro nesta quarta. Ainda mais, moradores encontraram ao menos 65 corpos na manhã desta quarta-feira. Uma perícia irá confirmar se há relação com a operação de terça.

Entre os mortos estão quatro policiais civis, três policiais militares, dois homens apontados como traficantes vindos da Bahia e quatro moradores. Ainda, três inocentes foram atingidos: um homem em situação de rua, atingido nas costas por uma bala perdida; uma mulher que estava em uma academia e também foi ferida, mas já recebeu alta; e um homem que estava num ferro-velho.

A megaoperação teve como objetivo cumprir mandados de prisão contra integrantes de uma facção criminosa, sendo 30 deles fora do Rio de Janeiro, que estariam escondidos em favelas. A última atualização aponta que 81 pessoas foram presas e 75 fuzis, duas pistolas e nove motos foram apreendidos.

Continua depois da publicidade

Promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPRJ) e 2,5 mil policiais foram mobilizados para cumprir 100 mandados de prisão.