O joinvilense Talisson Glock de 26 anos conquistou uma medalha de bronze nas Paralimpíadas de Tóquio na modalidade de natação. Talisson ganhou o revezamento 4x50m livre misto 20 pontos, junto de Patrícia Santos, Daniel Dias e Joana Maria. A prova foi realizada na manhã desta quinta-feira (26), por volta das 8h, horário de Brasília.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A equipe garantiu o bronze com o tempo de 2min24s82, os brasileiros ficaram atrás da China (ouro) com novo recorde mundial de 2min15s49, e Itália (prata) com 2min21s45. Talisson foi quem fechou o revezamento e segurou a terceira posição para a equipe brasileira.
O revezamento de 20 pontos funciona a partir de um somatório das classificações funcionais de cada atleta. O somatório não pode ultrapassar 20 e as equipes precisam ter dois nadadores do masculino e dois do feminino. Por exemplo, Patrícia é da classe S4, Daniel da S5, Joana também da S5 e Talisson da S6. Juntos somam 20 pontos.
As categorias têm início com a letra S (swimming). Para a definição da classe física, o nadador é avaliado por meio de testes motores, de força muscular e mobilidade articular. Nas classes de 1 a 10, quanto maior o grau de comprometimento, menor o número da classe.
Continua depois da publicidade
O Brasil soma seis medalhas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, todas elas na natação. Entre todos os atletas brasileiros, 11 são catarinenses.
Conheça a história de Talisson
Nascido em Joinville, Talisson foi atropelado por um trem aos nove anos, ele perdeu o braço esquerdo e a perna esquerda. Seis meses depois, foi convidado para o Centro Esportivo para Pessoas Especiais (CEPE) e em 2004 passou a se dedicar à natação.
> Assine a newsletter do A Notícia e receba os destaques da região no seu e-mail
O joinvilense chegou à seleção brasileira em 2010 e conquistou seis medalhas nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto 2015, além de uma prata e um bronze no Mundial de Glasgow em 2015. Estreou nos Jogos Paralímpicos no Rio 2016 e faturou sua primeira medalha, um bronze nos 200m medley. Atualmente, Talisson é atleta da Sociedade Esportiva Recreativa e Cultural Santa Maria.
*Sob supervisão de Lucas Paraizo
Leia também:
Sai nova decisão judicial sobre os ônibus em Joinville
Com aumento nos casos de Covid, Joinville avalia se tomará novas medidas
Caso de menino desnutrido em Joinville repercute e nutricionista desabafa: “Desespero”